Adriano Jorge terá jornada de cirurgias neste fim de semana

Neste sábado e domingo, dias 8 e 9 de outubro, o Governo do Estado, por meio da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), realiza a 14ª. Jornada de Cirurgias, dessa vez para correção de problemas de hérnia e vesícula. Durante todo o fim de semana serão realizados 50 procedimentos cirúrgicos. Para esta ação foram destacados 25 profissionais entre cirurgiões, anestesistas e enfermeiros.

De acordo com o diretor presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, a ação de saúde tem como objetivo desafogar a fila de pacientes destinados à cirurgia geral. “É a décima quarta ação de todas as previstas para ano de 2011”, destacou. As Jornadas de Cirurgias na FHAJ foram acordadas com o Governador Omar Aziz, tendo em vista o cumprimento das ações de melhoria da atenção à saúde no Amazonas. Em 2011, já foram atendidos 227 pacientes somente nas jornadas de cirurgias.

Para o Diretor de Assistência Médica da Fundação, Dr. Ítalo Cortez, as jornadas de cirurgias beneficiam os pacientes pela congregação de profissionais de cada especialidade. “É também resultado da experiência exitosa do terceiro turno, que até hoje funciona na Fundação. Vamos continuar realizando as jornadas em finais de semana de acordo com a demanda reprimida”, destacou o Dr. Ítalo.

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), é unidade de referência em internação de pacientes oriundos dos Prontos Socorros da capital, interior do Amazonas e rede básica de saúde. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.

Fundação Hospital Adriano Jorge oferta novos serviços

A partir de outubro, o Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), está ampliando a oferta de serviços. A Fundação passou a oferecer os serviços de endoscopia digestiva alta, colonoscopia e ColangioPancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) para pacientes encaminhados via Sistema de Regulação (SisReg).

Segundo o diretor presidente da FHAJ, Dr. Raymison Monteiro, até setembro, o Hospital Adriano Jorge oferecia somente o serviço de endoscopia digestiva alta para pacientes internados. “A partir de agora, após adequação e investimento em 3 salas do setor de imagem da Fundação, poderemos atender os pacientes encaminhados dos ambulatórios das policlínicas, SPAs e outras unidades públicas de saúde. Tudo pelo SisREg”, destacou o diretor. A ampliação e a oferta dos novos serviços – colonoscopia e CPRE – representam o acréscimo de 200 novos atendimentos por mês.

O CPRE é um procedimento de alta complexidade, com função diagnóstica e terapêutica, para retirada de cálculo do calédoco (pequeno canal que liga o fígado ao intestino por onde passa a bile). A implementação dos serviços foi possível por ocasião de convênio entre a Susam, FHAJ e Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (ICEA).

Rose Medeiros
Assessora de Comunicação / FHAJ