FMT apoia investigações sobre carga ilegal apreendida

A Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT–HVD) é referência nacional na realização de exames e tratamentos de alta complexidade de HIV/AIDS (carga viral e CDA), por isso recebe periodicamente amostras de material para testes de todos os municípios do Amazonas e de outros Estados da Região Norte.

Tabatinga (distante 1.105 quilômetros de Manaus) é uma das cidades que utiliza esse serviço e envia as amostras para a FMT– HVD através de sua Coordenação Municipal de HIV/AIDS, que está diretamente ligada à Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga.

Nesse processo, e diante das notícias que citam a FMT-HVD relacionando-a à apreensão feita pela Polícia Federal, de carga ilegal, a diretoria da Fundação vem a público declarar que desconhece quaisquer práticas ilícitas relacionadas ao transporte do material a ser analisado.

A Fundação está à disposição das autoridades policiais para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários e apóia a investigação, na expectativa de que todos os fatos sejam devidamente apurados.

Independente do incidente, a FMT-HVD dará continuidade a suas pesquisas de ponta e tratamentos exclusivos, tendo a ética como um de seus princípios mais importantes.