Missãoo da ONU visa fortalecer combate à Aids

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIds (Unaids), promove uma missão a Manaus e à região do Alto Solimões, entre os dias 22 e 25 de agosto. O objetivo é conhecer os resultados e discutir a continuidade das ações do Plano Integrado das Nações Unidas em Apoio à Resposta à Aids no Amazonas, conhecido como Amazonaids.

A delegação de representantes e técnicos de Agências das Nações Unidas, com a participação do embaixador do Reino dos Países Baixos, Kees Rade, e representantes e autoridades dos governos federal, estadual e municipais vão discutir ações conjuntas para o Amazonaids e sinergias para alcançar os objetivos das Metas de Desenvolvimento do Milênio. Na programação da missão há, ainda, eventos relacionados ao tratamento de dependentes químicos e ao combate à violência contra a mulher.

Participam da comitiva o coordenador da ONU no Brasil, Jorge Chediek, e representantes da Unaids, OIT (Organização Internacional do Trabalho), UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), Acnur (Agência da ONU para refugiados) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A missão tem início em Manaus no dia 22 de agosto, às 9h, com um treinamento do Projeto Treatnet – Unodc no âmbito do Amazonaids, para cerca de 100 pessoas, entre médicos e psicólogos, que vai abordar o tratamento para dependentes de substâncias psicoativas. O treinamento ocorre no Hotel Comfort Inn. No mesmo dia, a comitiva se reúne no barco Iana II para discutir atividades relativas ao Plano das Nações Unidas em apoio à resposta nacional na área de Aids e percorre zonas ribeirinhas de Manaus.

No dia 23, o grupo segue para Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), onde se reúne com autoridades do município. Na cidade, haverá o lançamento da versão para rádio e o relançamento dos vídeos da Campanha Mulheres e Direitos – inspirados por demandas feitas por mulheres da região do Alto Solimões em missão da ONU em 2009. O material tem como principal objetivo contribuir para a conscientização da população com vistas à redução da violência contra a mulher e para a promoção da equidade de gênero e da saúde da mulher.

O último município a ser visitado pela comitiva, nos dias 24 e 25, será São Paulo de Olivença (a 982 quilômetros de Manaus), onde o grupo também visitará comunidades indígenas que tiveram ações implementadas no âmbito do Amazonaids, do Distrito Sanitário Indígena (Dsei) do Alto Solimões, Casas de Saúde Indígena em Atalaia do Norte e Umariaçu, em Tabatinga.

Ao final da missão, espera-se uma renovação de compromissos e fortalecimento da parceria em apoio à resposta à AIDS, ao combate à violência contra a mulher e ao tratamento da dependência de droga no Estado do Amazonas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, é uma parceria inovadora de organismos das Nações Unidas que lidera e inspira o mundo para que se consiga alcançar o acesso universal à prevenção, tratamento, atenção e apoio ao HIV. Saiba mais, visite: www.unaids.org.br

AMAZONAIDS

O Plano Integrado da ONU em apoio à Resposta à AIDS nos Estados do Amazonas –AMAZONAIDS – e Bahia – LAÇOS SOCIAIDS – é uma iniciativa liderada pelo UNAIDS, que vem sendo implementada desde 2008, em uma associação entre Agências da ONU, governos federal, estaduais e municipais, sociedade civil e outros parceiros estratégicos. O Plano Integrado visa fortalecer capacidades locais para melhor responder à epidemia da AIDS, bem como harmonizar as ações das agências da ONU e de outros parceiros, otimizando o uso de recursos técnicos e financeiros e apoiando as prioridades dos governos locais. O Plano Integrado é também um instrumento para o fortalecimento de ações intersetoriais e para a mobilização de novos recursos e parcerias no apoio às respostas locais à AIDS nos dois estados.

O AMAZONAIDS está em curso no estado desde 2008 e já conta com diversas atividades realizadas nas áreas de assistência, prevenção do HIV e promoção da saúde, mobilização social, governança, fortalecimento da sociedade civil, educação e saúde, e ações específicas em saúde e educação para populações indígenas da região do Alto Solimões e Vale do Javari. As ações do Plano Integrado visam minimizar as inequidades regionais e fortalecer as capacidades locais, bem como harmonizar as intervenções das agências da ONU e de outros parceiros para otimizar o uso dos recursos técnicos e financeiros, alinhando as atividades com as prioridades dos governos locais. O Plano também é um instrumento para a mobilização de novos recursos para apoiar as respostas locais à Aids no estado.

CAMPANHA MULHERES E DIREITOS

A campanha “Mulheres e Direitos” é uma iniciativa da ONU, no âmbito da Equipe Conjunta sobre AIDS e de parceiros. É liderada pelo UNAIDS — Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS; a ONU Mulheres — Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres; o UNFPA — Fundo de População das Nações Unidas; o UNICEF — Fundo das Nações Unidas para a Infância; tem o apoio do UNIC Rio — Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil e é assinada em parceria com o Instituto Maria da Penha. Os filmes e spots de rádio foram produzidos pela Documenta Filmes, tendo direção de Angela Zoé e coordenação da [X] Brasil Publicidade em Causas/Daniel de Souza. A marca original da campanha, criada com base em conceitos estabelecidos pela ONU, é assinada pelo designer Jair de Souza.

A campanha tem como objetivo principal contribuir para a conscientização da população com vistas à redução da violência contra a mulher e para a promoção da equidade de gênero e da saúde da mulher.

Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368