Acordo garante integração de ensino, pesquisa e gestão em saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/AM) assinaram nesta quinta-feira (18), acordo de cooperação técnico-científica, visando o desenvolvimento de ações para a melhoria dos sistemas de gestão e assistência à saúde no Amazonas.

A solenidade de assinatura ocorreu no auditório da Susam, com a presença do secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, do presidente do Cosems/AM, Ildnav Trajano, do presidente nacional da Fiocruz, Paulo Ernani Gadelha Vieira, do vice-presidente nacional de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes, do diretor do Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/AM) e da secretária municipal de Borba, Adriana Moreira, representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

A parceria irá viabilizar cooperação técnico-científica entre a Fiocruz, a Susam e o Cosems para o desenvolvimento de programas, projetos e atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, produção, assistência à saúde, qualidade e meio ambiente no Amazonas.

O acordo não implica o repasse de recursos financeiros.

Segundo o secretário Wilson Alecrim, diversas ações já estão programadas para acontecer até 2016, prazo de vigência da parceria. Uma delas é o mapeamento e a priorização das demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), visando a construção de projetos específicos para a Amazônia.

Também serão elaborados projetos para integrar e qualificar o planejamento e a gestão da informação e para fortalecer o processo de regionalização e descentralização da saúde, inclusive com alternativas para a fixação de recursos humanos nos municípios do interior.

“Estamos focados em soluções para as questões mais urgentes relacionadas ao acesso à saúde e a organização dos sistemas que garantem a otimização de recursos, a humanização do atendimento e a qualidade dos serviços”, afirmou o secretário.

De acordo com Alecrim, até 2016 todos os gestores de saúde com atuação na capital ou no interior deverão estar capacitados para a função. Ele disse que a formação de uma massa crítica no SUS é fundamental para os avanços do Sistema. “Não adianta resolver a questão do financiamento, da estrutura, se a gestão não for feita da maneira correta”.

O presidente do Cosems/AM, Ildnav Trajano, destacou que a cooperação vai garantir a continuidade das ações de aperfeiçoamento profissional, com assessoramento técnico sistemático. “A Fiocruz mantém um corpo técnico grande e abrangente e já tem sido parceira institucional”.

Por meio da parceria e contando com o apoio da Telemedicina, também devem ser oferecidos treinamentos para incrementar ações e pesquisas na área de malária, dengue, hanseníase e controle de doenças prevenidas por vacina.

Para o presidente da Fiocruz, Paulo Ernani Gadelha, um dos grandes méritos da parceria será a integração entre as ações de ensino, pesquisa, assistência e gestão, e a elaboração de programas e metas para o longo prazo. Segundo ele, os resultados desse trabalho irão somar com grandes projetos do Ministério da Saúde, como o Plano de Saúde da Amazônia Legal, com atenção às especificidades da região.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
Andréa Arruda e Francismar Lopes