Semana Mundial de Aleitamento será aberta nesta segunda

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) abre na próxima segunda-feira (1º) a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que este ano tem como tema “Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D”.

A solenidade de abertura acontece no auditório do Instituto da Mulher, às 9 horas, com a presença do secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, equipes técnicas das maternidades e unidades de assistência pediátrica da rede estadual de saúde, e representantes dos órgãos parceiros os Governo do Estado no apoio e incentivo ao aleitamento materno, dentre os quais a Sociedade Amazonense de Pediatria, a Pastoral da Criança e o Unicef.

No evento as maternidades Alvorada, Ana Braga, Azilda Marreiro, Balbina Mestrinho, Moura Tapajós e Nazira Daou receberão o selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e Unicef às instituições que cumprem normas internacionais de incentivo ao aleitamento.

As secretarias municipais de saúde de Manaus, Borba e Parintins também receberão formalmente o certificado de integrantes da Rede Amamenta Curumim, interface no Amazonas da Rede Amamenta Brasil. Os três municípios têm Unidades Básicas de Saúde que executam ações padronizadas junto às grávidas acompanhadas pelos programas de pré-natal e junto às comunidades onde estão instaladas para divulgação e apoio do aleitamento materno.

Ao longo da semana, as maternidades estaduais irão realizar atividades de divulgação da amamentação. As atividades incluem distribuição de material informativo, exposições, gincanas escolares, concursos de frases e campanhas para arrecadação de frascos utilizados para armazenar o leite doado aos bancos de leite.

Nos dias 2, 3 e 4, também acontecerá o primeiro Seminário Estadual de Políticas Públicas em Aleitamento Materno, promovido pela Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da Criança. O evento será realizado no Instituto da Criança do Amazonas (ICAM).

Comunicação – O tema da Semana Mundial de Aleitamento foi definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), rede mundial que reúne pessoas, instituições e outras redes que trabalham a favor da amamentação em todo o mundo.

De acordo com a Aliança, o tema tem como objetivo mostrar a importância atual do uso de diversas ferramentas de comunicação para alcançar a mulher – comunicação direta e as redes sociais, além do telefone e do uso tradicional dos veículos de comunicação como rádio, TV e jornal, e peças publicitárias.