PAC Cidade Nova já conta com serviço de oftalmologia
Nesta quinta-feira, dia 28 de julho, o Governo do Amazonas inaugurou o terceiro dos consultórios oftalmológicos que estão sendo implantados nas estruturas dos Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), desta vez na unidade da zona Norte, localizada na avenida Noel Nutels, nº 1.350, Cidade Nova. A inauguração contou com a presença da primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, que explicou que o projeto do Governo Omar Aziz visa a instalação do serviço em todos os seis PACs da capital.
“Levar o serviço oftalmológico aos PACs é uma determinação do governador Omar Aziz, e eu faço questão de acompanhar a implantação desses consultórios, que vão oferecer tratamento especializado para a população dentro de cada zona da cidade. Agora foi a vez da zona Norte ser beneficiada, mas chegaremos em todos os PAC”, frisou a primeira-dama.
Já foram instaladas clínicas nos PACs Compensa, São José e, agora, Cidade Nova. Em breve, os PACs Alvorada, Porto e Educandos também receberão o serviço.
A clínica inaugurada no PAC Cidade Nova tem a capacidade de realizar até 30 atendimentos diários. Será reservado um dia na semana, para o atendimento exclusivo de estudantes da rede pública de ensino. Por meio de convênio com a rede privada, o usuário terá acesso também a exames especializados, se necessário.
No PAC da Compensa, neste ano, o serviço oftalmológico conta com 10 mil atendimentos. A clínica oftalmológica do PAC São José, inaugurada no dia 24 de maio deste ano, já atendeu 866 pessoas, sendo que 573 receberam óculos.
Parceria – Resultado da parceria entre Ouvidoria Geral e Secretaria de Estado da Saúde (Susam), o projeto tem como objetivo ampliar o atendimento à pessoa com deficiência visual. A consulta será feita dentro das dependências do PAC, facilitando o acesso e aumentando o número de atendimentos às pessoas de baixa renda.
Gratuitamente, também, serão oferecidos os óculos. Após atendimento, o paciente se dirige a uma das atendentes, apresenta a receita e marca a data para recebê-los. Também participaram da inauguração a ouvidora geral, Zanele Rocha; o secretário executivo de saúde, José Duarte; e o mentor do projeto, o médico oftalmologista Arnaldo Russo.