Susam e Incor firmam cooperação técnica na área de cardiologia

O Governo do Amazonas e o Instituto do Coração (Incor) da Universidade de São Paulo (USP) assinam nesta quinta-feira (14) acordo de cooperação técnico-científica para a implantação do serviço de cardiologia hospitalar que irá permitir o incremento de consultas especializadas e a implantação do serviço de cirurgias cardíacas em crianças e adolescentes, no Hospital Universitário Francisca Mendes.

O convênio será assinado pelo secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, e pelo diretor geral do Incor, Noedir Groppo Stolf, em solenidade que ocorrerá no auditório da Secretaria, às 9 horas, e contará também com a presença da reitora da Ufam, Márcia Perales e do diretor geral do Hospital Franscisca Mendes, Pedro Elias de Souza.

A assinatura oficializa uma parceria que o Incor, a Susam e o Hospital Francisca Mendes já vinham acertando desde o início deste ano, com vistas à expansão da assistência de alta complexidade prestada pelo Estado a crianças e adolescentes com cardiopatias. A etapa mais avançada desta assistência são as cirurgias cardíacas pediátricas, realizadas até o momento somente o Hospital Santa Júlia, contratado pelo Governo. “Para implantar o serviço no Hospital Francisca Mendes, que é a unidade de refência em Cardiologia e pertence à rede própria, a Susam vem tomando várias medidas e o acordo técnico com o Incor é uma das mais importantes porque deverá viabilizar um serviço de excelência técnica”, explica o secretário Wilson Alecrim.

Com o acordo, o Hospital Francisca Mendes e o Incor irão desenvolver inicialmente atividades especificas do Programa de Atendimento, Treinamento, Pesquisa, Simulação e Cirurgias em Emergências Cardiovasculares. Pelo Programa, as duas instituições promoverão intercâmbio de pessoal para treinamento no Incor, em São Paulo, e atividades de ensino e pesquisa, além de trocar informações técnicas e gerenciais e definir os protocolos de assistência médica multidisciplinar que serão adotados pelo serviço de cardiologia do Francisca Mendes.

O termo de cooperação tem vigência de três anos e poderá ser prorrogado por até cinco anos. “O Incor é uma instituição de referência não só para o Brasil mas para os países da América Latina e é com o apoio e orientação dos seus profissionais que iremos implantar um serviço de cardiologia infantil com excelência técnica”, acredita Wilson Alecrim.

O secretário estima que até o final do ano, o Hospital Franscisca Mendes dê início às cirurgias cardíacas pediátricas. A estrutura necessária para implatar o serviço está sendo finalizada com a construção de uma sala cirúrgica, UTI com sete leitos – quatro para pediatria e três para neonatologia – e uma enfermaria específica com 21 leitos. De acordo com o diretor geral do Hospital, Pedro Elias de Souza, os equipamentos que farão parte da UTI já foram adquiridos, com apoio do Ministério da Saúde e os trabalhos agora estão concentrados na estrutura física e capacitação de pessoal.

Ampliação – Atualmente, o Governo do Estado garante, por meio de contrato com o Hospital Santa Júlia, o atendimento aos pacientes pediátricos com indicação de cirurgia. Desde que foi criada a parceria, foram operadas 247 crianças, de de 0 a 14 anos.

Desde maio deste ano também já são feitos cateterismos em menores com cardiopatias congênitas. O procedimento permite identificar o tipo de problema cardíaco e, em alguns casos, a correção deste problema sem a necessidade da cirurgia convencional, em que há abertura do tórax. Os cateterismos, tanto para diagnóstico quanto para tratamento são feitos no Hospital Francisca Mendes e o pós-operatório é feito no Instituto da Criançca do Amazonas (Icam). As duas unidades mantém ambulatórios de cardiologia pediátrica.

A Susam também viabiliza o diagnóstico das cardiopatias através de triagem feita nas maternidades da rede estadual, onde são realizados ecocardiogramas com doppler diretamente no leito de recém-nascidos com suspeita de doença cardíaca. A equipe de cardiologistas contratados para o serviço, utiliza equipamento portátil de ponta e emite o diagnóstico com orientação de tratamento (acompanhamento ou cirurgia). Em um ano de funcionamento, foram realizados 1.665 ecocardiogramas. Os cateterismos e os ecocardiogramas, com a assistência hospitalar e acompanhamento permanente dos pacientes, estão inseridos no Programa de Assistência Integral à Criança Cardiopata no Amazonas.

Adultos – O Hospital Francisca Mendes integra a rede estadual de saúde e é administrado pela Ufam. Em 2004 foi transformado em unidade de referência para Cardiologia no Amazonas e desde então mantém ambulatórios e oferece exames especializados na área, além de realizar cirurgias cardíacas em pacientes adultos. Desde que se tornou unidade de Cardiologia, o Francisca Mendes já realizou 1.860 cirurgias.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda – Francismar Lopes