Curso para o interior visa redução da mortalidade infantil

Médicos e enfermeiros que atuam nas redes de atenção básica de 20 municípios do Amazonas participam, ao longo desta semana, do curso de Atenção Integrada à Doenças Prevalentes na Infância no período neonatal. A capacitação visa a assitência correta às gestantes e aos recém-nascidos do interior e é uma das estratégias adotadas pelo Governo do Estado para garantir a redução da mortalidade materna e infantil. O curso faz parte do Programa de Educação em Saúde da Criança (Pesc) da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e será ministrado por meio do programa de Telessaúde, a partir de Manaus, entre 14 e 17 horas, até sexta-feira (8).

De acordo com a coordeandora da Área Técnica de Saúde da Criança da Susam, Katherine Benevides, o curso vai reforçar conceitos e práticas relacionadas aos cuidados com a criança no período neonatal (até os 28 dias de vida) e durante a gestação, como forma de atualizar os profissionais e uniformizar os procedimentos adotados em todo o Estado.

Durante as aulas os profissionais farão a revisão de condutas como a avaliação e determinação do risco durante a gestação, a reanimação neonatal, o exame físico e o transporte do recém-nascido, a idade gestacional do feto, e doenças que podem acometer mãe e filho durante e após a gravidez.

A Atenção Integrada à Doenças Prevalentes na Infância no período neonatal é o segundo módulo do Programa de Educação em Saúde da Criança, criado pela Susam em maio deste ano. Katherine Benevides explica que o Programa tem o objetivo de atualizar os profissionais dos 61 municípios do interior, em especial as equipes de Saúde da Família, sobre as rotinas de assistência desde o nascimento, incluindo aleitamento, vacinação e tratamento das doenças mais prevalentes nos primeiros anos de vida. “A execução efetiva e correta de ações básicas tem impacto direto na redução dos índices de mortalidade infantil”.
De acordo com Katherine, o Estado vem mantendo uma queda anual de cerca de 4% nas mortes de crianças menores de 1 ano e também vêm aumentando a prevalência do aleitamento materno. “Precisamos continuar com estratégias que levem à reduções cada vez maiores e sabemos que o treinamento das pessoas é uma delas”.

Além de médicos e enfermeiros, fazem parte do público alvo do programa assistentes, coordenadores de atenção básica e diretores de unidades de saúde. Cada módulo tem duração de quatro da 20 horas e é realizado sempre à distância e simultaneamente para todos os municípios inscritos.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM