Saúde teve movimento tranquilo durante o Festival

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) fechado nesta terça-feira mostra que foi pequeno o atendimento nos dois postos de saúde montados no Bumbódromo para suporte ao 46º Festival Folclórico de Parintins. Nos três dias de ralização do evento 16 pessoas precisaram de atendimento na unidade montada no lado do garantido e apenas seis no lado do Caprichoso, todos para consulta médica em função de mal estar e pequenos problemas de saúde. As duas unidades não receberam nenhum acidentado ou vítima de agressão.

Nos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo, e no Centro de Saúde Dom Arcângelo Cerqua, que também integraram a rede de referência para assistência aos participantes do Festival, os procedimentos de urgência e emergência chegaram a 540 entre quinta-feira, quando foi ralizada a Festa do Visitante e a última segunda-feira, um dia depois de encerrado o Festival.

“Consideramos este um Festival muito tranquilo”, avalia o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim. Segundo ele, no ano passado houve problemas mais graves e, inclusive a remoção de um paciente em UTI aérea de Parintins para Manaus, o que não ocorreu este ano apesar da estrutura para transporte aéreo ter sido montada com helicóptero e avião.

O secretário executivo de Assitência à Saúde do Interior, Evandro Melo, que coordenou o os trabalhos da Secretaria durante o Festival, aponta que os maiores atendimentos foram para consultas médicas, realização de curativos e aplicação de medicamentos. A maioria dos pacientes que buscou as unidades de saúde foi vítima de ferimentos e agressão física ou se envolveu em acidentes de trânsito. Cerca de 200 pessoas foram atendidas por um desses três motivos. Outros dezesseis pacientes foram submetidos à cirurgia e 12 precisaram de atendimento odontológico de urgência. “Felizmente não aconteceram acidentes de grandes proporções e os atendimentos ficaram abaixo do esperado”, afirma.
Evandro Melo ressalta que, além dos atendimentos emergenciais relacionados ao evento, foram realizados os hospitais realizaram mais de 3 mil procedimentos ambulatoriais e exames de diagnóstico, como eletrocardiograma, exames de laboratório, raio X e ultrassonografia.

A Susam enviou para Parintins medicamentos, material químico-cirúrgico, ambulâncias e equipamentos, e uma equipe de 60 profissionais, incluindo médicos especialistas nas áreas de cirurgia, anestesia, traumato-ortopedia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, neurologia, cardiologia, oftalmologia e endoscopia, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologistas. No Hospital Jofre Cohen também foi instalada uma UTI com dois leitos.

Todas as ações de saúde foram previstas no Plano de Apoio às Emergências Médicas, elabaorado pela Susam, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Amazonas e Secretaria Municipal de saúde de Parintins. “Deixamos à disposição tudo o que era poderia ser necessário para o atendimento imediato e seguro dos moradores e visitantes no período da festa”, diz Evandro Melo.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda – Francismar Lopes