Susam orienta para utilização correta dos recursos da saúde

Prefeitos e secretários municipais serão orientados pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para a correta utilização dos recursos destinados ao setor. O assunto será discutido durante o I Seminário Estadual de Orientação sobre Gestão de Fundos Municipais de Saúde do Amazonas, nesta sexta-feira (27), em Manaus. A ação faz parte das estratégias do Governo do Estado para fortalecer o sistema de saúde e qualificar o processo de gestão local do SUS.

Além da utilização correta dos recrusos, duratne o Seminário serão discutidos e pactuados entre o Estado e os 62 municípios amazonenses programas e ações relativos à gestão e à atenção à saúde no Amazonas. A diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Redja Lopes, explica que entre aspectos abordados estarão aqueles relacionados ao planejamento, regionalização, organizaçãode redes de atenção à saúde e parcerias institucionais. “Estarão incluídas nas discussões propostas para a construção de um modelo de Atenção à Saúde para a população ribeirinha e para a reconfiguração da regional Amazonas”, cita.

A diretora destaca que são parceiros do Estado nesta ação o Ministério da Saúde, o Fundo Nacional de Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/AM).

As discussões referentes à gestão financeira da saúde contarão com a participação de representantes do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), da Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU) e do Ministério Público Federal.

No evento também será apresentado o PlanejaSUS, ferramenta de apoio ao sistema de planejamento do SUS nos municípios.

O I Seminário Estadual de Orientação sobre Fundos Municipais de Saúde do Amazonas será realizado no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado, na próxima sexata-feira (27), das 8h às 17 horas.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM