Combate à dengue ganha adesão dos carteiros

As ações de prevenção à dengue ganham reforço no Amazonas a partir desta quinta-feira (19), quando os carteiros começam a distribuir, juntamente com as correspondências, folhetos explicativos sobre a doença, com informações sobre prevenção, principais sintomas e orientações para assistência nos casos suspeitos. A ação é uma parceria entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), e funcionará em Manaus como projeto piloto.

Estarão envolvidos no trabalho os 568 carteiros que atuam em Manaus. Eles distribuirão 150 mil folhetos produzidos pelo Ministério da Saúde. Nas 32 agências e prédios administrativos dos Correios também serão veiculados cartazes sobre prevenção à dengue.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a ação dos Correios será somada às medidas já adotadas pelo Governo do Amazonas e pelas prefeituras municipais para dar sustentabilidade aos resultados alcançados até agora e evitar o crescimento de casos da doença nas regiões onde as condições ambientais ainda são favoráveis. “Estamos com a transmissão em declínio, mas as ações para evitar a proliferação dos mosquitos precisam ser continuadas e permanentes”.

Na solenidade de lançamento das ações, realizada na manhã desta quarta-feira (18), na agência Monsenhor Coutinho, no centro de Manaus, o secretário parabenizou o Ministério da Saúde e os Correios pela iniciativa e destacou a importância dos carteiros para a disseminação de informações sobre prevenção. “Os carteiros podem chegar a lugares onde a Saúde, apesar de todos os esforços, muitas vezes não consegue alcançar”. Ele reforçou a necessidade da participação de todos no combate à doença. “Como não há tecnologia capaz de eliminar o mosquito trasnmissor, não há remédio específico nem vacina contra o vírus, a única forma eficaz de evitar a doença é não permitir que o mosquito se prolifere. E para isso, informação é fundamental”.

O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, disse que projeto começou por Manaus pelo grande interesse da Secretaria de Estado da Saúde e da direção regional dos Correios em aderir à ideia. Segundo Giovanini, a ação deverá ser expandida para ou outros 70 municípios brasileiros com elevado potencial de transmissão de dengue. “Os carteiros são profissionais com grande credibilidade junto à população e agora utilizarão este atributo para somar com uma grande ação de saúde pública”.
 
Além de Manaus, os outros 61 municípios do Amazonas serão contemplados pela ação, de acordo com a diretora regional dos Correios, Luquésia Lemos.  Ela disse que todos os carteiros já receberam treinamento, oferecido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) e que, além de entregar o material informativo, eles poderão tirar pequenas dúvidas da população. A diretora afirmou também que todas as agências têm, a partir de agora, o compromisso de manter seus mabientes livres de criadouros do Aedes aegypti.

O secretário Wilson Alecrim ressaltou que as visitas casa-a-casa e a mobilização da população continuarão a ser realizadas em todo o Estado. Os municípios também já foram orientados a elaborar seus planos de contigência para evitar o risco de novas epidemias a partir de outubro, quando recomeçam as chuvas e o período mais crítico para a transmissão da dengue. No próximo mês secretários municipais e coordenadores de endemias municipais participarão de uma oficina para finalização dos planos, sob a coordendação da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da Capital e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).

No Amazonas circulam no momento os quatro sorotipos da dengue, o que eleva a possibilidade de aumento de casos e de formas graves da doença”, alerta Wilson Alecrim .

Neste ano foram registrados 51,3 mil casos de dengue em todo o estado. Do total, 44 mil ocorreram na capital, Manaus. Outros 1.599 foram notificados em Tefé. As duas cidades viveram uma epidemia, já superada.

Dados do Comitê Estadual de Crise para a Dengue mostram que apenas 43 casos de dengue foram registrados na última semana de abril em Manaus e nenhum ocorreu em Tefé. Em todo o Amazonas, somente 54 casos foram registrados no final de abril. No pico da epidemia, que ocorreu entre os dias 20 e 26 de fevereiro o número de casos notificados chegou a 6,9 mil. “A queda é resultado de uma grande ação realizada pelo Governo do Estado, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, Forças Armadas e comunidade”, avalia o secretário.
 
Operação Impacto segue até o final de maio
 
O secretário executivo de Assistência à Saúde do Interior, Evandro Melo, que também preside o Comitê Estadual de Crise para a Dengue, informa que as ações de controle e prevenção da dengue continuarão de forma intensa até o final de maio, por meio da Operação Impacto. De acordo com Evandro, em Manaus, somente as Forças Armadas, parceiras do Governo do Estado no combate à dengue, concluíram sua participação. Todas as outras atividades previstas pelo plano de contigência continuarão a ser executadas por agentes de endemias da FVS e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A assistência, segundo ele, também continua com o reforço dos plantões médicos nas unidades de saúde do Estado e com a classificação de risco executada nas unidades de urgência e emergência de adultos e crianças.

Evandro Melo destaca que o Governo do Amazonas realizou um grande esforço tanto para controlar a dengue quanto para o atendimento dos pacientes. Mais de 120 leitos e mil plantões médicos foram incorporados à rede de assistência em função do aumento de mais de 60 mil consultas por mês nos pronto-socorros e SPAs durante a epidemia. Também houve acréscimo de 22 mil exames nos laboratórios estaduais e a contratação de equipes de enfermagem, além do reforço nas ações de campo para identificação e tratamento de criadouros de Aedes Aegipty, monitoramento de riscos e uma grande campanha de mobilização que teve como slogan “Todos contra a Dengue”, realizada na capital e no interior do Estado.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda/Francismar Lopes