Estado prorroga vacinação contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe em todo o Amazonas. Nas áreas urbanas a vacina continuará a ser aplicada até o dia 20 de maio, e nas áreas rurais e indígenas, até o dia 31 de maio.

Com a medida, a Secretaria espera que os municípios consigam atingir a meta de vacinar 80% das 560 mil pessoas que fazem parte da população alvo.

A prorrogação de prazo foi autorizada pelo Ministério da Saúde. Até a manhã desta sexta-feira, data de encerramento da campanha, nenhum estado brasileiro havia atingido a meta de vacinação e a média nacional de cobertura era de 60%.

No Amazonas foram vacinadas até o momento 289.702 pessoas, o que equivale a 51,4% da meta. Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), mostram que o grupo populacional com melhor resultado de vacinação é o dos idosos (73%). “Esta população já estava sensibilizada porque há vários anos participa da campanha, enquanto os outros grupos entraram apenas este ano”, avalia o diretor presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Bernardino Albuquerque.

O diretor aponta como fator de dificuldade para alcançar a meta, a ampliação da população alvo. No caso específico do Amazonas, ele cita ainda os problemas de acesso a áreas remotas, onde estão comunidades rurais do interior do Estado e populações indígenas.

Os índios têm o menor índice de cobertura vacinal até o momento. Apenas 19% foram vacinados. As gestantes são segundo grupo com menor índice de doses aplicadas, 36%.

Três cidades amazonenses já atingiram a meta – Canutama, Iranduba e Presidente Figueiredo. Em Manaus, a cobertura até o momento é de 77%. Os municípios onde a presença de populações indígenas é grande são os que estão com os menores índices de vacinação. Entre eles estão Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Barcelos, São Paulo de Olivença e São Gabriel da Cachoeira, onde foram atingidos menos de 20% dos grupos prioritários.

Em todo o Estado foram imunizadas 66,7 mil crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, 44 mil profissionais de saúde, 24,7 mil gestantes, 29 mil indígenas e 138 mil idosos.
Equipes de vacinadores estão aplicando a vacina nas unidades básicas de saúde e fazendo busca ativa, principalmente nas zonas rurais e comunidades de difícil acesso. O trabalho é monitorado pela Susam, que acompanha diariamente a cobertura vacinal por grupo populacional. A vacinação das populações indígenas está sendo feita pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Para realizar a campanha, mais de 1,6 mil postos de vacinação foram montados em todo o estado e mais de 7 mil servidores públicos foram mobilizados. O Governo do estado distribuiu aos municípios amazonenses mais de 500 mil doses de vacina, repassadas pelo Ministério da Saúde.

Prorrogação
Áreas urbanas dos municípios – até 20 de maio
Áreas rurais e populações indígenas – até 31 de maio
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes