Maternidade recebe bebê abandonado em igreja

Uma menina com aproximadamente 10 horas de vida foi levada na tarde desta quarta-feira (11) à Maternidade Ana Braga para cuidados e avaliação médica. De acordo com a diretora geral da unidade, Adelaide Setúbal, a recém-nascida chegou em uma viatura policial da 11ª Cicom, acompanhada por Leonardo Fonseca Filho, que a encontrou no palco da igreja Ministério de Davi, localizada na rua Dr. Pegorário, no bairro Zumbi I, zona Leste de Manaus. O rapaz relatou que foi chamado por outro homem que ouviu um choro de criança enquanto dormia dentro da igreja. Ao procurar, os dois encontraram a menor enrolada em panos, sobre o palco no interior da igreja, e imediatamente solicitaram apoio policial para a remoção.
 
Ao dar entrada na Maternidade, por volta das 14h30, a recém-nascida passou por avaliação clínica e em seguida foi colocada em berço aquecido. O médico responsável pelo atendimento foi o pediatra neonataologista Antônio Medeiros, diretor clínico da unidade, que estimou, de acordo com os exames físicos realizados, que o nascimento havia ocorrido entre 10 e 12 horas antes da chegada à maternidade. A criança nasceu com 3,330 quilos e 48 centímetros.
 
Segundo o médico, a criança nasceu no tempo correto, provavelmente com 40 semanas de gravidez, sem anomalias. Ela chegou à unidade com o cordão umbilical já rompido, sendo necessário apenas aplicar o clamp umbilical (espécie de grampo). “Chegou respirando bem, esperta, corada e com sucção presente, apresentando sinais de fome”, disse. Como o teste de glicemia realizado inicialmente não atestou hipoglicemia nem necessidade de hidratação especial, a criança foi alimentada com leite materno do Banco de Leite da Maternidade e permanecerá em observação.
 
Já foram colhidas amostras de sangue para outros exames de rotina como hemograma além de realizado um raio X.
 
Na unidade, a menor recebe o carinho das equipes médicas e de enfermagem que passaram a chamá-la de Felícia Ana Braga.