AM recebe comitiva internacional para mobilização contra gripe

O governador Omar Aziz recebe neste sábado (30) o ministro da saúde Alexandre Padilha, ministros da saúde dos países integrantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e outras autoridades nacionais e internacionais para a solenidade de abertura do Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe e encerramento da Semana de Vacinação nas Américas. Entre os participantes da cerimônia, que será realizada no Centro de Coonvivência do Idoso, na zona Sul de Manaus, estão a diretora da Opas, Mirtha Roses, o secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, o secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, e o embaixador Alejandro Gordillo, secretário executivo do Tratado de Integração Amazônico (OTCA).

O Dia nacional de Mobilização contra Gripe tem o objetivo de incentivar a vacinação do maior número possível de adultos e crianças incluídos na população-lavo da campanha nacional de vacinação contra a doneça, iniciada no último dia 25. A campanha vai até 13 de maio, com a meta de imunizar em todo o Brasil 23,9 milhões de pessoas, entre idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores da saúde e povos indígenas. “A realização de um grande dia de mobilização em todo o país é parte da tradição das campanhas nacionais e representa o esforço dos governos para alcançar as metas de imunização”, explica o secretário Wilson Alecrim.

De acordo com o secretário, a Semana de Vacinação nas Américas que também será enecerrada neste sábado, é uma ação inegrada entre os governos dos países americanos e a Opas, com o objetivo de garantir imunização nas áreas fronteiriças e atingir especialmente os povos indígenas. Este é o nono ano de realização da iniciativa, que já alcançou mais de 323 milhões em 12 países. A Semana também foi aberta no último dia 25 de abril em Letícia, cidade colombiana que faz fronteira com Tabatinga, no Brasil, e com Iquitos, no Peru.

Segundo o secretário Wilson Alecrim, a escolha do Amazonas, localizado no centro da Amazônia, para a cerimônia internacional, é estratégica. “Os governos do Brasil e dos países vizinhos enfrentam o desafio de alcançar populações que vivem de forma dispersa, em especial, populações indígenas, com grande concentração de aldeias e etnias na região amazônica”.

De acordo com o secretário, os governos sul-americanos têm trabalhado para fortalecer seus programas de imunização, a exemplo do Brasil que executa um dos mais bem sucedidos modelos de vacinação pública do mundo. Ele destaca que os países da região têm, entre suas metas, a integração de ações entre fronteiras. “Sabemos que a proteção da nossa população depende também da imunização dos nossos vizinhos, limitando os riscos de infecção por doenças que podem ser previnidas por vacina”. O secretário destaca a preocupação com a reintrodução de doenças como a poliomielite, já erradida nas Amércias, e do sarampo, eliminado do país e sob constante vigilância.

Campanha contra a gripe deve vacinar 450 mil pessoas no AM

No Amazonas, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem como meta imunizar 450 mil pessoas, que representam 80% do total de 563 mil idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças entre seis meses e menores de dois anos, trabalhadores da saúde que fazem atendimento para influenza e povos indígenas de todas as faixas etárias.

O maior grupo alvo no Estado é o de idosos – são 189 mil – seguido das populações indígenas, que concentram 148,7 mil adultos e crianças. As crianças menores de dois anos representam 112 mil do total da população, as getantes, 68 mil, e os trabalhadores da saúde, 44 mil.

De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o país devem ser vacinadas 23,9 milhões de pessoas, em mais de 65 mil postos de vacinação.

Todas as unidades básicas de saúde estarão oferecendo a vacina até o dia 13 de maio, data de encerramento da campanha. Neste dia 30, data da mobilização nacional para a vacinação, 1,6 mil postos estarão abertos na capital e em todos os municípios amazonenses, com o envolvimento de 7 mil profissionais.

Trivalente – Neste ano, a vacina é trivalente, com proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B. As crianças menores de dois anos e maiores de seis meses serão vacinadas em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses. Crianças fora desta faixa etária não precisam tomar a vacina. Os demais grupos alvo receberão apenas uma dose.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações no Amazonas, Izabel Nascimento, destaca que estudos epidemiológicos mostram que 75% das infecções respiratórias em idosos e menores de dois anos ocorrem pelo vírus influenza. Em 2009, do total de internações por gripe e pneumonias, 24% foram em maiores de 60% e 19% em menores de dois anos. No entanto, estudos mostram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% as internações por penumonias.

Esta é a 13ª campanha nacional contra a gripe e o slogan deste ano é ”Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM