Susam realiza seminário para discutir parceria com municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) abre nesta terça-feira (19), o I Seminário Estadual de Fortalecimento dos Colegiados de Gestão. O evento vai reunir os representantes dos 62 municípios do Amazonas, organizados em sete colegiados de gestão regional, com o objetivo de discutir parcerias que garantam melhorias na prestação de serviços de saúde e de fortalecer a atuação dos colegiados no processo de regionalização da saúde.

Durante o seminário será apresentada a situação da saúde e da gestão nas regiões do Alto Solimões, Triângulo (Japurá, Juruá e Jutaí), Rio Negro e Solimões, Médio Amazonas, Baixo Amazonas, Entorno de Manaus e no Amazonas de forma global. No primeiro dia do evento serão apresentados os painéis “Papel dos Gestores na Construção Solidária e Cooperativa dos Colegiados de Gestão Regional” e “ Regionalização no pacto pela saúde”.

Além dos gestores municipais participam do evento representantes dos Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde dos municípios (Conasems) e dos Estados (Conass), e das áres de planejamento e gestão, vigilância em saúde e recursos humanos do Estado e também da Secretaria Adjunta de Assitência à Saúde do Interior.

A proposta de implantação de escritórios estaduais de saúde está entre as propostas de incremento da gestão que serão discutidas no segundo dia do evento, quando também será avaliada a importância das Comissões de Integração de Ensino e Serviço (Cies).

De acordo com a diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Radja Costa, com o Seminário, o Governo do Estado espera reforçar entre os gestores municipais o seu papel e suas responsabilidades na oferta de serviços de saúde, além de estimular a adesão municipal ao Pacto pela Saúde, conjunto de ações e metas estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para incremento do setor e melhoria da qualidade da assitência. Também fazem parte dos objetivos do encontro, segundo a diretora, promover o intercâmbio de conhecimento entre gestores e a divulgação das políticas de saúde adotadas pelo Amazonas.

O Seminário será realizado no auditório da Reitoria da UEA, nesta terça e quarta-feira, a aprtor das 8 horas. A abertura será feita pelo secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim.
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327