MS abrirá no Amazonas Dia de Mobilização contra gripe

O Ministério da Saúde abrirá, no Amazonas, em 30 de abril, o Dia de Mobilização Nacional para a Campanha de Vacinação contra a Gripe. O evento será realizado em Manaus e contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do governador Omar Aziz, além de ministros de países integrantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e outras autoridades nacionais e internacionais.

A data também servirá para marcar o encerramento da Semana de Vacinação nas Américas que, em 2011, completa seu nono ano de realização, com mais de 323 milhões de pessoas vacinadas em 12 países, sob a coordenação da Opas. Neste ano, a Semana será aberta no dia 25 de abril em Letícia, cidade colombiana que faz fronteira com Tabatinga, no Brasil, e com Iquitos, no Peru. O principal objetivo é garantir imunização nas áreas fronteiriças e indígenas contra diversas doenças, como paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche e gripe.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, informa que a escolha do Amazonas, localizado no centro da Amazônia, para a realização do evento é estratégica. “Os governos do Brasil e dos países vizinhos enfrentam o desafio de alcançar populações que vivem de forma dispersa, em especial, populações indígenas, com grande concentração de aldeias e etnias na região amazônica nacional e internacional”.

De acordo com o secretário, os governos sul-americanos têm trabalhado para fortalecer seus programas de imunização, a exemplo do Brasil que executa um dos mais bem sucedidos modelos de vacinação pública do mundo. Ele destaca que os países da região têm, entre suas metas, a integração de ações entre fronteiras. “Sabemos que a proteção da nossa população depende também da imunização dos nossos vizinhos, limitando os riscos de infecção por doenças que podem ser previnidas por vacina”. O secretário destaca a preocupação com a reintrodução de doenças como a poliomielite, já erradida nas Amércias, e do sarampo, eliminado do país e sob constante vigilância.

Campanha contra a gripe deve vacinar 450 mil pessoas no AM

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio, e este ano tem como slogan ”Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”.

Em todo o país devem ser imunizadas 23,9 milhões de pessoas, entre idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças entre seis meses e menores de dois anos, trabalhadores da saúde que fazem atendimento para influenza e povos indígenas. A vacina será trivalente, com proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B.

No Amazonas, a meta da campanha é alcançar 450, 5 mil pessoas, o que representa 80% da população alvo residente nas zonas rurais e urbanas dos 62 municípios do Estado. Entre os indígenas não haverá exclusão de faixs etárias, devendo ser vacinados cerca de 120 mil idosos, adultos e crianças.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes