Saúde mantém urgência e ações de dengue no Carnaval

Todas as ações de controle e prevenção da dengue, executadas em parceria pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus serão mantidas durante o carnaval. O secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, informa que as unidades de urgência e emergência da rede estadual mantém o funcionamento normal. Os laboratórios que realizam exames de apoio ao diagnóstico, incluindo o Laboratório Central de saúde Pública (Lacen), também funcionarão durante o carnaval.

Ainda de acordo com o secretário as atividades de controle do mosquito Aedes aegypti serão mantidas durante o período carnavalesco. Serão realizadas visitas casa a casa para identificação e eliminação de criadouros e haverá aplicação de fumacê nos bairros Alvorada, Cidade Nova e Petrópolis, conforme programação de rotina.

Para chamar atenção para os cuidados com a dengue, além de tratar de outros temas como doação de sangue e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, órgãos ligados às Secretarias estadual e municipal de Saúde (Susam e Semsa) desfilarão com o Bloco da Saúde, neste sábado (5). O Bloco sairá do estacionamento do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, na avenida Constantino Nery, às 16 horas, e seguirá até o Parque dos Bilhares.

Mobilização – No próximo domingo (6), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) realizará a ação “Prevenção da Dengue no Carnaval” nos shoppings Manauara, Amazonas e São José. Nesses locais serão montados stands para distribuição de material informativo sobre a dengue, incluindo ventarolas de carnaval com o check-list residencial de controle do mosquito Aedes aegypti. Os stands funcionarão das 11h às 19h.

Na ação, 12 servidores estarão à disposição da população dar informações ou para tirar dúvidas sobre a doença. A expectativa da organização é abordar cerca de 10 mil pessoas apenas no domingo.

Atendimento Especial – A Susam montará um posto de saúde no Centro de Convenções (Sambódromo) para o atendimento de pequenas urgências durante os desfiles das Escolas de Samba e o Carnaboi, que acontecem entre os dias 3 e 7 março. Além da unidade, duas ambulâncias, com equipes médicas, estarão de plantão no Centro e serão utilizadas para remoção de pacientes graves.

A unidade estará funcionando durante todo o período da festa e contará com infraestrutura e equipes para atender pequenas urgências, como mal estar súbito, dor de cabeça, vômito, ferimentos e outros problemas de saúde de menor gravidade. Para os casos graves, serão prestados os primeiros socorros.

O Serviço de Pronto-atendimento (SPA) Alvorada será unidade de referência para o atendimento de média complexidades e os pacientes com quadros mais graves, como traumatismo ou que necessitem de cirurgias mais complexas serão removidos para os Prontos-socorros 28 de Agosto ou João Lúcio, dependendo do caso.

A Susam também estará com uma ambulância de suporte básico e uma equipe de plantão no Largo do Mestre Chico, onde acontece o Shopping do Tururi. O atendimento será feito diariamente das 19h às 0h.

Equipes de saúde também darão suporte as Bandas da Bica e da Difusora, que acontecem neste sábado, 26, ao Concurso de Fantasias e Baile Infantil, que será realizado no Palacete Provincial, no domingo (27) e ao Concurso de Fantasias de Adultos, no dia 6 de março, no Largo de São Sebastião.

Unidades – Todas as unidades de urgência e emergência – três prontos socorros adultos, três prontos socorros infantis, oito Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), e seis maternidades – manterão o funcionamento 24 horas durante o fim de semana e todo o carnaval.

A Secretaria Adjunta de Assistência à Capital vai manter o monitoramento das internações nestas unidades, fazendo o controle de leitos disponíveis.

As unidades administrativas e as atendem com consulta agendada – Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC’s), Fundações de Saúde e Policlínicas – não funcionarão.

Unidades que estarão funcionando 24h (para atendimento de urgência e emergência), durante o Carnaval.
Serviços de Pronto-Atendimento (SPA’s)
SPA Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, s/n, Alvorada 1

Nazira Daou – Avenida Camapuã, 108, Q/316, Núcleo 9, Cidade Nova II
Azilda Marreiro – Avenida Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras – Galiléia II
Alvorada – Rua 07, s/n – Alvorada I
Instituto da Mulher Dona Lindu – Avenida Mário Ipiranga, nº 1581, Adrianópolis.

Sangue – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia, HEMOAM, informa que funcionará estrategicamente durante período de carnaval. No sábado (5) e na segunda-feira (7), doadores podem procurar a Fundação das 7h às 18h. Na quarta-feira (9), o atendimento acontecerá das 13h às 18h.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327