Governador Omar Aziz anuncia Dia D contra Dengue para sexta-feira

O governador Omar Aziz anunciou para a próxima sexta-feira, dia 25, uma grande mobilização de combate à dengue em Manaus e nos nove municípios com maior risco de transmissão da doença. O Dia D de Combate à Dengue foi acertado durante encontro com o ministro Alexandre Padilha, neste domingo, na sede do Governo para discutir novas medidas de controle da doença e apoio do Ministério da Saúde às ações locais. Também estavam presentes o prefeito de Manaus Amazonino Mendes, os secretários de saúde do Estado Wilson Alecrim, e do Município, Francisco Deodato.

Na ocasião, o governador anunciou que vai estender as ações de prevenção, como o mutirão de limpeza, que já está sendo realizado na capital, em parceria com a Prefeitura de Manaus, para os nove municípios. Num segundo momento, a reunião foi ampliada com a participação dos prefeitos de Lábrea, Jean Barros; Tefé, Jucimar Veloso, Barcelos, José Ribamar Beleza; Coari, Arnaldo Mitoso; Codajás, Aguinaldo Dantas; Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis; Humaitá, Sidney Lobo; de Itacoatiara, Antônio Peixoto; o prefeito de Manaquiri e presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Jair Souto, além dos secretários e técnicos do Estado e do Município envolvidos nas ações de combate à dengue.

Omar Aziz disse que a partir desta segunda-feira vai reunir pessoalmente com cada prefeito para definir as ações. Segundo o governador, serão investidos cerca de R$ 25 milhões nas ações de limpeza e prevenção ao mosquito, recursos que sairão dos cofres estaduais. “Precisamos da participação de toda a sociedade”, disse o governador, ao ressaltar que o dia D de Mobilização no Amazonas vai contar com a participação de todos os segmentos: escolas, igrejas, sindicatos, movimentos sociais entre outros.

Ajuda externa – Na reunião com o ministro Alexandre Padilha, ficou acertado algumas medidas de apoio ao Plano de Contingências apresentado pelas secretarias Estadual (Susam) e Municipal de Saúde (Semsa), entre elas, a liberação imediata de R$ 3,1 milhões para a compra de insumos, entre medicamentos, soro de reidratação, além de material de suporte para atendimento nas unidades. As unidades de saúde serão adaptadas para aumentar o número de salas de reidratação. Segundo o ministro, além das ações preventivas, em situação de epidemia deve-se redobrar a atenção no atendimento ao paciente. “No caso da dengue, o diagnóstico é clínico, ou seja, identificação do sintoma e o tratamento adequado para evitar o agravamento. Para isso, não é preciso aguardar resultado do exame”, disse Padilha.

Ainda em relação ao reforço no atendimento, o Ministério da Saúde vai apoiar as secretarias de saúde na ampliação do número de equipes nas unidades da capital e do interior. O número de profissionais será reforçado, bem como os plantões. Padilha anunciou a criação imediata de mais 60 novos leitos, dentre os quais UTIs para os casos graves.

Em Manaus, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão atender até as 22h. A medida já vem sendo adotada pela Prefeitura de Manaus em cinco unidades, desde que a situação de epidemia foi identificada, mas a ideia é que, a partir da próxima semana, 20 das 44 unidades possam aderir ao novo horário até que todas entrem no mesmo sistema. As equipes de Saúde da Família também passarão a atuar nas UBSs para reforçar o atendimento. O prefeito Amazonino Mendes destacou o esforço do governo e da Prefeitura nas ações preventivas com a participação de toda a população. “O grande agente de combate é o povo”.

Além dos recursos para a compra de insumos, o Ministério vai encaminhar para Manaus dez novos veículos e 35 máquinas individuais para fumacê. Os pontos de coleta de amostra para exames viral também serão ampliados. Outra mediada anunciada foi a criação de uma Sala de Situação, no Distrito de Saúde Oeste, para acompanhamento diário do Ministério da Saúde da evolução do quadro da doença no Estado junto às secretarias. Para reforçar as ações de prevenção, o Ministério vai autorizar o reforço de uma campanha na mídia, específica para Manaus.

Após a reunião, o governador Omar Aziz acompanhou o ministro e sua comitiva em uma visita ao SPA do Coroado. A intenção foi mostrar a Alexandre Padilha a necessidade do reforço no atendimento nas unidades de saúde, agravado com o aumento do número de casos de dengue em Manaus.