Unidades recebem reforço para atendimento de doenças febris

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está ampliando a capacidade de assistência das unidades da rede estadual que oferecem atendimento de urgência e emergência de média complexidade, em Manaus. Mais 400 plantões médicos foram contratados pelo Governo do Amazonas para suprir as necessidades dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e da Fundação de Medicina Tropical, que recebem as maiores demandas de pessoas com doenças febris, dentre as quais a dengue.

Além dos médicos, outros 42 profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus), incluindo enfermeiros, bioquímicos, técnicos e auxiliares de laboratório e de enfermagem, estão reforçando os quadros de plantões nestas unidades.

Para a realização de exames laboratoriais de apoio ao diagnóstico, a Susam instalou quatro novos equipamentos, que permitirão o processamento de mais 22 mil amostras por mês. Os aparelhos acabam de entrar em funcionamento na Fundação de Medicina Tropical e nos SPAs Alvorada, José Lins e Zona Sul.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, os dados de atendimento nos nove principais serviços de emergência do Estado, mostram que foram realizadas 174 mil consultas de clínica médica e pediatria, em janeiro deste ano. O número representa um crescimento de 31%, (45 mil consultas a mais) quando comparado com o mesmo período do ano passado. “A ampliação dos serviços se destina a atender o crescimento da demanda nas nossas unidades e oferecer maior resolutividade”.

Em relação aos pacientes com suspeita de dengue, o secretário informa que os profissionais estão sendo orientados a notificar com rapidez os casos atendidos nas unidades estaduais. As notificações garantem que a Secretaria faça a leitura correta do que está acontecendo. São notificados como casos suspeitos de dengue os pacientes que relatarem febre acompanhada de pelo menos dois dos sintomas mais comuns da doença – dor de cabeça, dor nos olhos, dor muscular, dor nas articulações, prostração e manchas avermelhadas na pele, com ou sem sangramentos.

Em janeiro deste ano, em média foram notificados 83 casos suspeitos de dengue por dia. Em fevereiro o número de notificações mais que dobrou, passando para 170. “Estimamos que o acréscimo está relacionado ao maior número de casos, de fato, mas também à maior rapidez na inserção dos dados no sistema”, avalia Alecrim.

____________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes