Susam chama hospitais privados para recomendar atenção à dengue

Os hospitais e pronto-socorros da rede privada, instalados em Manaus, serão novamente alertados pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para atenção redobrada ao diagnóstico, tratamento e assistência a pacientes com dengue. Nesta segunda-feira (7), às 17 horas, representantes destas unidades reúnem-se com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. A reunião acontece na sede da Secretaria.
 
De acordo com o secretário a recomendação faz parte das medidas de apoio técnico à rede privada. “Precisamos manter os profissionais em permanente alerta para o diagnóstico da doença e, principalmente, para o tratamento adequado dos casos que evoluírem para um quadro grave”. Alecrim destaca que 98% dos casos de dengue não apresentam gravidade e o paciente se recupera em casa. Para os 2% que podem ter complicações, é preciso, segundo ele, alerta máximo.
 
Aos representantes da rede privada serão dadas informações sobre a circulação viral na capital, número de casos, ações de controle e recomendação para atenção ao protocolo de diagnóstico e tratamento. “Solicitaremos aos diretores que reúnam seus profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos, para pedir reforço na atenção aos casos de viroses, atendidos nas unidades ambulatoriais e de pronto atendimento. A dengue também é uma virose e os sintomas da doença são semelhantes às demais.
 
O secretário também vai solicitar que os profissionais de saúde reforcem junto aos pacientes a necessidade de seguir as recomendações médicas durante o processo de recuperação, como repouso e hidratação e, que ao primeiro sinal de alerta para dengue grave, como manchas avermelhadas no corpo e qualquer sangramento, procurem os serviços de saúde.
 
De acordo com Alecrim, a Susam mantém treinamentos para profissionais da saúde em dengue, incluindo os que atuam na rede privada. “O objetivo é manter as equipes de saúde atualizadas sobre o assunto e capacitadas para o diagnóstico clínico e acompanhamento dos pacientes segundo os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde”. Para ele, além disso, os treinamentos garantem que os profissionais estejam bem informados sobre o cenário e as tendências da doença na capital.
 
Até o último dia 3, foram registrados no Amazonas 530 casos confirmados de dengue, dos quais 524 em Manaus. As notificações (casos suspeitos ainda sem confirmação) são de aproximadamente 2,7mil em todo o Estado.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação
Andréa Arruda / Francismar Lopes
 (92) 3643-6327 (92)
comunicacao@saude.am.gov.br