Getantes têm visitas assistidas ao Instituto da Mulher

Conhecer o local onde poderá realizar o seu parto e saber quais os serviços oferecidos pela maternidade tanto para mãe quanto para o bebê é privilégio das grávidas que fazem o acompanhamento de pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde da zona centro sul de Manaus e que participam das visitas assistidas oferecidas pelo Instituto da Mulher Dona Lindu.

As visitas fazem parte de um projeto de referência e contra-referência, realizado em parceria entre o Instituto e as UBS da zona Sul. Durante as visitas, que acontecem de segunda a sexta-feira, as grávidas são recebidas por uma equipe multidisciplinar e além de conhecer a unidade também podem participar de atividades específicas o período da gravidez.

O projeto foi implantado em agosto do ano passado e até o final do ano de 2010 foram atendidas 794 grávidas. Durante as visitas a equipe do Instituto levam as grávidas para conhecer todas as dependências da unidade e os serviços oferecidos para elas na hora do parto. “Elas começam pela recepção, conhecem as salas de pré-parto, as salas de parto e os serviços pós parto. Isso é importante para que essas futuras mãe se sintam seguras e decidam se querem ter seus bebês aqui ou em outra unidade de saúde”, destaca gerente de enfermagem Gracimar Fecury, que coordena o projeto.

Entre as atividades oferecidas para as grávidas estão as sessões de ginástica, onde as futuras mamães fazem exercícios de relaxamento, acompanhadas por um profissional da área e que são benéficos tanto para elas quanto para os bebês. A grávidas também tem direito a fazer acompanhamento com nutricionistas que orientam sobre a alimentação adequada para o período da gravidez. “Essas orientações levam em consideração a realidade sócio-econômicas dessas pacientes e são medidas simples que visam a manutenção da saúde da mãe e do bebê”, informa Gracimar.
As grávidas participam ainda de palestras educativas, onde recebem informações sobre a importância do aleitamento materno, sobre os cuidados com sua saúde e a saúde do bebê, aprendem a dar bando e fazer a higiene da criança e recebem orientação sobre as vacinas disponíveis para a criança e a importância da imunização para garantir a proteção das crianças contra algumas doenças.

As grávidas também são apresentadas ao grupo de Doulas, mulheres que fazem o acompanhamento das pacientes no pré parto, orientando e ajudando a fazer exercícios físicos que facilitam o parto normal. “Nós temos uma sala de pré parto, equipada com bolas e material para a realização de massagens relaxantes, feitas pelas doulas e que ajudam a manter as mães calmas e a ter um parto tranquilo”, conta Gracimar.

Segundo a enfermeira cerca de 50% das mães que participam do projeto decidem por ter bebê no Instituto da Mulher. A maior parte das mulheres que participam das atividades tem idade entre 20 e 35 anos e já tiveram gestação anterior.

___________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes