Governador recebe ministro da saúde nesta quinta

O governador Omar Aziz e o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, recebem nesta quinta-feira (13) o ministro da saúde, Alexandre Padilha, com quem realizam reunião de trabalho pra tratar das ações de enfrentamento à dengue no Estado. O Amazonas é o primeiro do Norte a ser visitado por Padilha que, de acordo com o Ministério da Saúde, cumpre agenda em vários estados com o objetivo de somar esforços e consolidar o processo de mobilização da sociedade no combate à dengue.

A reunião será realizada na sede do Governo Estadual, às 9 horas e vai contar com a presença de representantes dos diversos segmentos envolvidos com o trabalho de prevenção e controle da dengue. Fazem parte do grupo as secretarias estaduais e municipais de educação, infraestrutura, defesa civil, meio ambiente, instituições de saúde e universidades, além dos prefeitos e secretários de saúde dos municípios amazonenses prioritários para o combate à doença – Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Borba, Careiro, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Amazonas faz parte dos estados brasileiros com alto risco de epidemia de dengue. Entre os motivos está a vulnerabilidade da população principalmente aos sorotipos 1 e 3, com pouca circulação no Estado, e a recente entrada do vírus tipo 4, com o qual a população ainda não tinha tido contato. “ A imunidade à dengue só é adquirida após contato da pessoa com o vírus, o que leva à suscetibilidade de grande parte da população a esses três tipos”, explica o secretário Wilson Alecrim.

Além disso, segundo o secretário, estão associados ao risco de epidemia a densidade populacional da capital, critérios ambientais, como cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo, e os índices de infestação do mosquito identificados por meio do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti).

Apesar de estar na lista anual de estados com risco elevado para dengue, o Amazonas não registra epidemia da doença desde 2001. “Isso se deve ao trabalho de prevenção feito no Estado e à integração entre as secretarias de saúde, Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, organizações privadas e sociedade, estabelecida principalmente na capital, a partir do lançamento da Operação Impacto, em 2007”, destaca Wilson Alecrim.

O Plano de Controle da Doença para 2011 já está sendo executado pelas prefeituras municipais, sob a coordenação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e a meta é evitar que uma epidemia se concretize, reduzindo os fatores de risco principalmente no período das chuvas que vai até abril. Dentre as ações implementadas estão identificação e eliminação de criadouros do mosquito vetor, orientação sistemática à população e identificação e atuação nas áreas de maior risco de transmissão.

Uma campanha de esclarecimento sobre a doença, com medidas de prevenção está sendo lançada nesta semana pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus. Além da capital, o Governo estadual irá veicular mensagens publicitárias em rádio, TV, folhetos e cartazes, nos 61 municípios do interior, com reforço nos 15 municípios prioritários.

Em 2010 foram registrados no Amazonas 4.017 casos de dengue, dos quais 1.543 em Manaus.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM