Chirano assume o comando da Fundação Alfredo da Matta

O secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim, deu posse na manhã desta quinta-feira (6) ao novo diretor presidente da Fundação de Dermatologia Alfredo da Matta, Carlos Chirano, que irá comandar a instituição pelo período de quatro anos. A posse ocorreu no auditório da Fundação, na Cachoeirinha. Chirano substitui a também médica Adele Benzaken, que estava à frente da unidade desde 2007.

Carlos Chirano é médico dermatologista, há 19 anos servidor da Fundação Alfredo da Matta. Seu nome compôs a lista de candidatos ao cargo, criada a partir de processo técnico seletivo realizado em novembro. Além de Chirano, fez parte da lista o nome do farmacêutico e ex-diretor da Fundação, Ronaldo Derzy Amazonas. “Analisamos as propostas de trabalho dos dois candidatos e a partir de critérios de viabilidade e alinhamento com as propostas de trabalho na Saúde definidas pelo governador Omar Aziz, decidimos pela indicação e nomeação de Carlos Chirano, atendendo rigorosamente aos preceitos da Lei Delegada e do Regimento Interno que definem a forma de seleção dos gestores”, explicou Wilson Alecrim.

De acordo com Carlos Chirano as propostas que serão implementadas durante a sua gestão incluem três linhas principais ação – desenvolvimento institucional, atenção ao servidor e atenção ao usuário. Entre os itens específicos inseridos no programa de trabalho, o diretor destaca a ampliação do quadro funcional, reforma e adequação de laboratórios, criação do Hospital Dia, fortalecimento de parcerias com instituições nacionais e internacionais, qualificação dos servidores, ampliação do programa de saúde do servidor e atualização técnico científica.

Chirano cita, ainda, que como metas prioritárias estão a melhoria da qualidade do atendimento e a implementação do programa de humanização, uma das metas globais do governador Omar Aziz para a área de Saúde. Também serão desenvolvidos um programa de relacionamento com os usuários para esclarecimentos sobre o funcionamento da instituição e o apoio a grupos e instituições voltados para os usuários da Fundação, formado especialmente por portadores de doenças como Aids e hanseníase. “As propostas foram submetidas à consulta dos servidores e todas têm viabilidade técnica e operacional”, frisou.

O novo diretor garantiu que sua atuação será no sentido de fortalecer a Fundação Alfredo da Matta e honrar o empenho de todos os servidores e gestores que se dedicaram à instituição ao longo dos seus 53 anos de existência, fazendo dela uma referência em excelência. A instituições é respeitada nacionalmente pelo trabalho desenvolvido na área de dermatologia e doenças sexualmente transmissíveis e é um dos órgãos de saúde do Governo do Estado certificado pelas normas ISO 9000.

Seleção – O secretário Wilson Alecrim destacou que a escolha dos diretores presidentes das Fundações de Saúde está descrita em Lei Delegada, de maio de 2007, e no caso específico do Alfredo da Matta, disciplinada também pelo Regimento Interno. A Lei, em seu Artigo 9º, define a formação de uma lista tríplice composta a partir de processo seletivo, que deve ser submetida à análise do secretário de Estado da Saúde e posteriormente encaminhada ao governador do Estado para indicação e nomeação do novo gestor.

Alecrim ressaltou a importância do trabalho alinhado entre a Fundação, a Secretaria de Saúde e o Governo do Estado. “Temos um programa e precisamos caminhar na mesma direção”, frisou. Aos servidores do órgão, Alecrim disse que nenhuma instituição fica ou se mantém forte estando partida. Ele orientou os funcionários a agir com respeito ao diálogo e na busca da conciliação, tendo como foco principal de ação a boa prestação de serviços aos usuários de saúde.

Histórico – Carlos Chirano é amazonense, formado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas e há 19 anos é servidor concursado da Fundação Alfredo da Matta. Dermatologista, foi nos últimos 15 anos chefe do serviço de Cirurgia da Fundação. Também passou pelas diretorias do Conselho Regional de Medicina, Associação Médica do Amazonas, Sociedade Brasileira de Dermatologia (Regional Amazonas) e Unimed.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327