Unidades de saúde recebem certificação ISO 9001

Cinco unidades da Secretaria de Estado da Saúde receberam nesta quarta-feira (22), na sede da Federação das Indústrias do Amazonas, a certificação de gestão da qualidade pelas normas ISO 9001/2008. A certificação foi concedida pela TÜV Rheinland do Brasil, após auditorias realizadas entre novembro e dezembro deste ano. As unidades contempladas com a ISO foram o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, a Policlínica Codajás, a Central de Medicamentos do Amazonas e as Fundações Alfredo da Mata e de Medicina Tropical do Amazonas. Com a novas unidades, a rede estadual de saúde passa a contar com sete instituições certificadas. Antes delas, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e a maternidade Nazira Daou já tinham conquistado a ISO.

A entrega das placas de certificação foi feita em solenidade onde foram contemplados todos os outros órgãos do Governo do Estado que aderiram ao Programa Estadual de Gestão da Qualidade, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). No total 28 órgãos estaduais da Saúde, Educação, Meio Ambiente e Administração estão certificados.

O secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim, destaca que a adequação de processos realizados pelas unidades faz parte da determinação de melhorar cada vez mais os serviços prestados à população. “Temos uma rede bem estruturada, com unidades novas e equipadas e agora estamos investindo fortemente na qualidade dos processos e do atendimento aos usuários”. Segundo ele, o Amazonas é pioneiro e tem entre as unidades já certificadas o primeiro hemocentro, a primeira policlínica e o primeiro pronto-socorro de alta complexidade, na área pública, com o certificado ISO no Norte do Brasil. “Vamos continuar. Outras unidades devem aderir ao programa de gestão da qualidade a partir de 2011 , garantiu.

As placas de certificação foram entregues aos diretores e representantes das instituições credenciadas – Joaquim Alves Barros Neto (João Lúcio), Sinésio Talhari (FMT), Sebastião Pacoal de Faria (Alfredo da Matta), Fábio Shimizu (Policlínica Codajás) e Agnaldo Said (Cema).

Além de agradecer às equipes que trabalharam ao longo de mais de dois anos para a padronização de processos de acordo com as normas ISO, os diretores foram unânimes ao apontar a necessidade de dar continuidade ao sistema da qualidade. “É um processo sem volta”, afirmou Sinésio Talhari. As auditorias de recertificação estão marcadas para 2013.

A adequação dos processos às normas de excelência da ISO foi feita por etapas e contou com consultoria externa. A Fundação Alfredo da Matta teve o escopo total das suas atividades certificado (prestação de assistência à saúde, realização de pesquisas científicas e contribuição para a capacitação de recursos humanos nas áreas de dermatologia e doenças sexualmente transmissíveis). O João Lúcio recebeu a certificação pela administração hospitalar no acolhimento e registro dos usuários, e no controle e dispensação de medicamentos. A Fundação de Medicina Tropical, no diagnóstico e tratamento médico hospitalar de doenças tropicais.

A Cema foi certificada nas áreas de seleção, programação, aquisição, dispensação e gestão de armazenamento, e distribuição de medicamentos e produtos para a saúde. E a Policlínica Codajás na realização de consultas médicas especializadas, serviços de apoio e diagnóstico, exames laboratoriais, radiológicos simples, ultra-sonografia, endoscopia digestiva alta, ecocardiograma, testes ergométricos, espirometria, audiometria, eletrocardiografia, eletroencefalografia, procedimentos fisioterápicos, coordenação e execução dos programas especiais de saúde (Programa Estadual de Medicamentos Excepcionais – PROEME, Programa Saúde do Adolescente – PROSAD, Programa de Atenção Integral ao Deficiente – PAID, Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama).

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes