Vigilância interdita banco de sangue privado

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) interditou parcialmente o Instituto de Hemoterapia do Amazonas Ltda (Iham), instituição privada. A interdição realizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária do Estado/Devisa foi uma ação conjunta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Sanitária do município de Manaus.

De acordo com o Diretor Presidente da FVS, Bernardino Albuquerque foram identificadas algumas inadequações no controle da qualidade do sangue, especificamente na realização dos exames de sorologia, responsáveis pela detecção de doenças. Com a interdição, o Iham está impedido temporariamente de fornecer sangue e hemoderivados.

Para não haver desabastecimento de sangue no Estado, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), unidade pública da rede estadual, assumiu as etapas de captação, controle de qualidade e distribuição de bolsas de sangue para as unidades de saúde até então assistidas pelo Iham. Para isso, o Instituto se comprometeu a manter a captação de doadores, direcionando-os para o Hemoam.

De acordo com o relatório do Devisa não foram detectadas contaminações provenientes do material distribuído pelo Iham. A interdição temporária para adequações fez parte de uma fiscalização de rotina do Devisa e tem como objetivo seguir as Normas preconizadas pela Anvisa, ressalta Bernardino Albuquerque.

Após passar por adequações exigidas pelas Normas que regulamentam o funcionamento de Hemocentros no país, e corrigir as não conformidades, o Iham sofrerá nova fiscalização da Vigilância Sanitária para sua desinterdição.

—-
Camilla Sá Freire
Assessora de Comunicação
Fundação de Vigilância em Saúde/AM
(92)3182-8523/ 9150-4422
camilla.freire@gmail.com