Luta contra Aids tem blitze educativas nesta quarta

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realiza nesta quarta-feira, 1º, uma série de blitz educativas em quatro pontos estratégicos da cidade. A programação encerra o cronograma de atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que teve início no dia 22 de novembro, cujo objetivo é alertar a população sobre as formas de contaminação e principalmente com relação a prevenção contra o vírus HIV. As blitz terão início as 17h, e as equipes estarão distribuídas nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

Na zona Norte a abordagem será feita na avenida Noel Nutels, na entrada do Conjunto Manoa. Na zona Sul a concentração será no cruzamento das avenidas 7 de Setembro e Eduardo Ribeiro, no Centro comercial. Na zona Oeste as equipes estarão no cruzamento das avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira e na zona Leste as abordagens serão feitas no Shopping Grande Circular e no Terminal 4.

Segundo o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, Noaldo Lucena, os locais foram escolhidos por serem áreas com grande fluxo a partir das 17h. “Esse é o horário em que as pessoas estão saindo do trabalho e das escolas e esses locais são rota de passagem de um grande número de pessoas, que estarão recebendo o material informativo e esclarecedor sobre o vírus, as formas de transmissão e principalmente as formas de prevenção”, destaca.

O coordenador explica ainda que esse tipo de ação é importante pois a informação ainda é a arma mais eficaz contra a disseminação do vírus HIV. “A pessoa precisa saber o que ela pode fazer para se prevenir contra a infecção e isso só ela pode fazer por ela mesma, mas ela precisa estar consciente e nós trabalhamos para conscientizá-las”, informa.

A programação comemorativa ao Dia Mundial de Luta contra a Aids foi toda montada em cima desse princípio, o de levar informação à população em geral. Foram feitas visitas a universidades, panfletagem e abordagem de pessoas em pontos estratégicos, como boates e praças. “Esperamos ter conscientizado um grande número de pessoas e esperamos que essas pessoas repassem essas informações para outras pessoas do seu convívio”, disse Lucena.

Jovens são maioria entre os infectados pelo HIV

 No período de 2007 a 2010 o Amazonas registrou 2.186 casos de HIV/Aids, dos quais 92% em Manaus e o restante em outros 17 municípios do interior. O secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, informa que as notificações de HIV/Aids no estado se mantiveram estáveis nos últimos quatro anos, mas a recomendação dada aos municípios é que ações de prevenção sejam amplas e voltadas para todos os grupos populacionais potencialmente expostos ao vírus.

Levantamento da Coordenação Estadual de DST/Aids mostra que a faixa etária mais atingida pelo HIV continua a ser a de jovens adultos. Pessoas que têm entre 20 e 34 anos respondem por 54% do total de casos registrados desde 2007. Já os que têm entre 35 e 49 anos concentram 33% do total de registros, respondendo pelo segundo grupo etário mais atingido.
 
Adolescentes e idosos também fazem parte das estatísticas de HIV/Aids no Estado. Setenta e seis casos foram registrados entre jovens de 15 a 19 anos desde 2007, e 21 entre os maiores de 65 anos, sendo três deles em pessoas que tinha acima de 80 anos.  

Entre os sexos masculino e feminino, o Estado segue a tendência nacional, caminhando para a equiparação dos casos. No início da epidemia no Brasil a proporção era de uma mulher para 40 homens infectados. Hoje, as mulheres respondem por 46% do total  de registros de casos. No Amazonas, as mulheres representam 31% do universo de pessoas infectadas pelo HIV.
 
O Estado disponibiliza o exame, inclusive o teste rápido, nos Centros de Testagem e Aconselhamento, instalados em unidades de saúde do Estado e dos municípios e realiza campanhas permanentes de alertam para as medidas de prevenção.
 

DADOS DE HIV/AIDS NO AMAZONAS – 2007 a 2010

GERAL
2.186 casos, dos quais 2.152 residentes no Amazonas
(2009 – 657 casos notificados; 2010 – 548 casos notificados)

SEXO
Masculino – 1.497
Feminino – 689

FAIXA ETÁRIA
Menores de 15 anos – 3
15 a 19 anos – 76
20 a 34 anos – 1.176
35 a 49 anos – 728
50 a 64 anos – 182
65 a 79 anos – 18
Mais de 80 anos – 3
_______________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes