Ministro vista o Amazonas para discutir dengue

O governador Omar Aziz e o secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim, recebem no próxima terça-feira (16), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O objetivo da visita é discutir o reforço nas estratégias de mobilização para o combate da dengue no Amazonas, considerado pelo Ministério da Saúde um dos dez estados brasileiros de alto risco para uma epidemia da doença.

Segundo Wilson Alecrim, Temporão solicitou que a Secretaria de Estado da Saúde convoque os diversos segmentos envolvidos com o trabalho de prevenção e controle da dengue para uma reunião de trabalho. Fazem parte do grupo as secretarias estaduais e municipais de educação, saúde, infraestrutura, defesa civil, meio ambiente e os prefeitos e secretários municipais dos municípios amazonenses prioritários para o combate à doença – Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Borba, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

De acordo com o Ministério da Saúde, José Gomes Temporão visitará todos os estados com alto risco para dengue no período de 15 a 19 de novembro, como parte da sua agenda de prioridade política. As visitas, ainda segundo o Ministério, têm o objetivo de somar esforços com estados e municípios e consolidar o processo de mobilização da sociedade no combate à dengue.

Vulnerável – O critério utilizado pelo Governo Federal para definir o Amazonas como de muito alto risco para a dengue levou em conta a vulnerabilidade da população principalmente aos sorotipos 1 e 3, que não produziram epidemia nos últimos anos, o que significa que grande parte da população está suscetível à doença (a imunidade só é adquirida após o contato com o vírus). Também foram considerados a densidade populacional da capital, os critérios ambientais, como cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo, e os índices de infestação do mosquito identificados por meio do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti. O secretário Wilson Alecrim informa a circulação do sorotipo 4 da dengue, no estado vizinho de Roraima, apesar de não ter sido utilizada como critério pelo Ministério da Saúde, é vista pela Secretaria como mais um fator de risco.

Apesar de estar na lista anual de estados com risco elevado para dengue, o Amazonas não registra epidemia da doença desde 2001. “Isso se deve ao trabalho de prevenção feito na capital e no interior do Estado, que agora também está em alerta, uma vez que a dengue já chegou a vários municípios”, diz Wilson Alecrim.

O Plano de Controle da Doença para 2011 já está pronto e uma campanha de esclarecimento sobre a doença, com medidas de prevenção, já está em fase de desenvolvimento pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus. A campanha será lançada no dia 20 de novembro. A data marca, este ano, o Dia D de Combate à Dengue em todo o país. Além da capital, o Governo estadual irá veicular mensagens publicitárias em rádio, TV, folhetos e cartazes, nos 61 municípios do interior, com reforço nos 15 municípios prioritários.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327comunicacao@saude.am.gov.br