SECRETARIA REALIZA ATIVIDADES PELO DIA MUNDIAL DO DIABETES

A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, por meio do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas – DABE, em parceria com a Equipe Multidisciplinar do Projeto Escola Cidadã e Governo Cidadão, realiza nesta sexta, 13.11.2009, em horário integral, no auditório da secretaria, atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, que é comemorado dia 14 de novembro. Este ano o tema da campanha é “DIABETES:COMPREENDER PARA CONTROLAR” .

O Ministério da Saúde por meio da Coordenação Nacional de Hipertensão e Diabetes, está trabalhando uma estratégia nacional para formação de tutores em Educação e Saúde para o auto cuidado em diabetes, onde o foco maior é chegar ao diabético como forma de educá-lo para ele próprio se conscientizar acerca dos cuidados e medicamentos a serem seguidos, tais como: monitoramento, atividade física, tomada correta dos medicamentos, dieta, etc.

O Diabetes é uma doença progressiva de grande impacto nos sistemas de saúde devido as complicações como cegueira, amputações de membros, problemas cardíacos e renais. Atualmente, afeta 8 milhões de brasileiros e cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo ou aproximadamente 6% da população mundial adulta.

As regiões onde se espera maior aumento dos casos de Diabetes são América do Sul e América Central,com 102%. Em países como o Brasil, o número de diabéticos deve superar os 16 milhões dentro de 17 anos.

O que aumenta os casos da doença são os hábitos inadequados tais como: Sobrepeso, obesidade, sedentarismo, são os principais fatores que contribuem para o aumento da prevalência do diabetes tipo 2, o mais comum. Os efeitos econômicos da doença vão muito além dos investimentos do governo com a prevenção, diagnóstico e tratamento, uma vez que incluem a perda da vida, a incapacidade motora, o impacto sobre a qualidade de vida, impacto econômico da doença sobre o indivíduo.

Os portadores de Diabetes tem direito a tratamento e remédios gratuitos, conforme regulamenta a Lei Federal nº 11.347, que entrou em vigor em setembro de 2007, salientando que todo portador de diabetes tem direito garantido de receber gratuitamente do Sistema único de Saúde – SUS, medicamentos para o tratamento da doença, bem como, os materiais necessários a sua aplicação e à monitorização da glicemia capilar, que deverá estar nos postos de saúde para serem usados pelos pacientes.

As pessoas portadoras desta doença devem procurar os postos de saúde mais próximo de sua casa, levando comprovante de residência, documento de identidade e a receita com a condição de ser pessoa com diabetes tipo 1 ou 2 insulinizado ou 2 com medicamentos orais para retirarem o material necessário solicitado pelo médico para um bom controle. No local, deverá se inscrever como portador de diabetes e solicitar inscrição como usuário do SUS. Após receber dois cartões, poderá retirar na farmácia do posto os medicamentos necessários para o controle do diabetes. Caso não consiga obter os materiais, o cidadão poderá entrar com ação judicial na Defensoria Pública.

Outras informações: Coordenação Estadual de Diabetes e Hipertensão

092- 3643.6352/6384

OFICINA CAPACITA PROFISSIONAIS DE SAÚDE BUCAL

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas por meio do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas – DABE, realiza amanhã, 13/11/2009, em horário integral, no auditório do DABE, a I Oficina para Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – Projeto SB Brasil 2010.

A oficina é uma parceria do DABE, Ministério da Saúde e Centro Colaborador responsável pelo Amazonas (Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz RJ).

O Projeto SB Brasil 2010 tem como objetivo precípuo, conhecer as condições de saúde bucal da população brasileira em 2010, subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e serviços junto ao Sistema Único de Saúde e manter uma base de dados eletrônicos para o componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal.

No Amazonas 6 municípios foram contemplados para participarem deste levantamento epidemiológico realizado pelo MS, são eles: Manaus, Ipixuna, Tefé, Parintins, Barreirinha, Iranduba.

O Projeto permite,ainda, subsidiar pesquisas que visem estabelecer relações entre os dados encontrador e a realidade socioeconômica e demográfica da população brasileira, além de contribuir para o desenvolvimento da investigação epidemiológica a partir da construção e consolidação de um referencial teórico-metodológico.

Fornecerá ainda, subsídios relativos à Saúde Bucal aos profissionais da área de saúde, educação, planejamento e administração, pois trata-se de uma pesquisa de base nacional, com representatividade para as capitais de estado e distrito federal e para cinco regiões administrativas (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro Oeste).

Três grandes levantamentos nacionais realizados em 1986, 1996 e 2003, foram de grande relevância para a construção de uma consistente base de dados relativa ao perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira, o que aumenta a verificação de tendências, planejamento e avaliação de serviços.

O SBBrasil 2010 faz parte de um processo histórico que se aprofundou com o Projeto SBBrasil 2003 e possui uma lógica de organização em que os diferentes níveis de gestão do SUS (Municipal, Estadual e Federal) trabalham articuladamente com a coordenação técnica dos Centros Colaboradores em Vigilância à Saúde e com o apoio de entidades de classe, universidades e centros de pesquisa.

O Estado do Amazonas está custeando passagens trazendo coordenadores dos municípios mais longínquos, o que permite maior integração com os mesmos, tornando o Estado bem como a Secretaria de Saúde, cada vez mais importantes apoiando e dando suporte logístico à todas as etapas nos Municípios selecionados nesta pesquisa.

Maiores informações: Coordenação Estadual de Saúde Bucal

092- 3643.6352/6384