Profissionais do Amazonas discutem elaboração de Plano Estadual de Saúde

OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE SAÚDE – PES 2010/2011

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas por meio do Departamento de Planejamento (DEPLAN), realiza nos dias 10 e 11 de novembro a OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PLANO ESTADUAL DE SAÚDE. No evento Gestores do SUS no Amazonas, representantes e observadores das instituições ligadas ao setor vão divulgar e discutir estratégias para a implantação do PES 2010/2011 no Estado.

ASSUNTO: OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE SAÚDE – PES 2010/2011

DATA: 10/11 DE NOVEMBRO

HORÁRIO: 9h às 17h30

LOCAL: AUDITÓRIO DO CORPO DE BOMBEIROS – AV. CODAJÁS, S/N – PETRÓPOLIS.

CONTATO: Gerência de Programação em Saúde/ Deplan (3643 63 44/ 63 56)

O que é o Plano Estadual de Saúde?

É uma proposta de condução do Sistema Único de Saúde, a partir de pactuações entre os entes gestores do SUS, representados pelo PlanejaSUS e Ministério da Saúde, e instituído através da Portaria GM/MS No. 399 de 22/02/06.
O PES é a base, portanto, para definição e a implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde. Ou seja: é a referência para os processos de planejamento regional e formulação de
programações, projetos, entre outros. Assim, deve ser valorizado com instrumento central de planejamento, sendo necessário que todas as iniciativas estejam nele contidas, a partir dos seus diversos componentes.
Diante das novas responsabilidades, é necessário que as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e as Comissões Intergestores Bipartite estejam preparadas para assumirem as responsabilidades previstas.
Com o objetivo de divulgar e discutir estratégias para implementação do PES 2010-2011 no Estado, foram convidados os Gestores do SUS no Amazonas, bem como representantes e observadores das Instituições ligadas ao setor saúde a participarem da Oficina de Elaboração do Plano Estadual de Saúde PES.