SUSAM participa de seminário sobre novas regras para farmácias e drogarias
Com o advento das novas regras para farmácias e drograrias determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC 44/2009), profissionais da área e autoridades sanitárias do Amazonas, estão reunidos durante os dias 19 e 20 de outubro, para discutirem o assunto no “1º Seminário Amazonense de Fármacia”.
A abertura do evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado e contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Agnaldo Costa, da Deputada Federal Vanessa Grazziotin, do Procurador do Ministério Público do Trabalho, Audaliphal Hidelbrando, da subsecretária da SENSA, Denise Machado, do coordenador de Portos Aeroportos e Fronteiras – ANVISA, Jeferson Caldas, da representante da Federação Nacional dos Farmaceuticos, Marcele Carvalho, diretora em exercício da faculdade de fármacia da UFAM, Cynthia Silva e da presidente em exercício do sindicato dos farmaceuticos do Amazonas – SINFAR, Annemarie Schossig, além de acadêmicos de farmácia e outros.
Entre os temas discutidos no evento o Papel do Poder Legislativo no Controle de Medicamentos, a importância da assistência farmacêutica, as novas regras para estabelecimentos farmacêuticos, combate à pirataria de medicamentos no Brasil e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC.
Na opinião do secretário Agnaldo Costa, com estas discussões o farmaceutico terá um espaço cada vez mais importante no cenário da saúde. “A valorização deste profissional é imprescindivel nos projetos de assistência farmaceutica em todo o país e em todos os setores, sejam privados ou públicos”, considerou.
“Desejamos que o conteúdo dos assuntos abordados durante este debate possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa”, comentou Annemarie Schossig acresentando que medicamento não é uma simples mercadoria e as farmácias não podem mais ser vistas como meros estabelecimentos comerciais.
Segundo Shossig, em virtude disto tramita no Senado Federal o substitutivo do Deputado Federal Ivan Valente que define que drogarias e farmacias sejam reconhecidas como estabelecimentos de saúde.