Governo do Amazonas humaniza saúde infantil

O Governo do Amazonas vai inaugurar as novas instalações do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) José Carlos Mestrinho, no bairro Alvorada II, zona Centro-Oeste de Manaus. A nova unidade de saúde integra uma rede de 12 CAICs localizados em todas as zonas urbanas da cidade. Humanização e padronização de serviços especializados de qualidade constituem o diferencial do atendimento dedicado à saúde infantil. Ao todo, já foram investidos mais de R$ 8,5 milhões entre reforma e ampliação dos centros e cerca de R$ 1,2 milhão na aquisição de novos equipamentos.

“Oferecemos um serviço humanizado e de qualidade, porque entendemos que humanizar é transformar atendimento em acolhimento” explica Agnaldo Costa, secretário de Estado da Saúde. E acrescenta que serão entregues à população não somente novos CAICs reformados e padronizados, mas ambientes acolhedores e dignos de receber a população, conforme a orientação do governador Eduardo Braga.

Segundo Costa, a padronização de estrutura e de serviços garante um atendimento adequado e uniforme em todas as unidades. A exemplo dos CAICs José Carlos Mestrinho, Alberto Carreira e Alexandre Montoril, os quais foram totalmente reformados, pois eram centros de saúde adaptados para funcionar como CAICs.

As novas instalações já inauguradas são os CAICs Edson Melo (Zumbi I), Afrânio Soares (Parque das Laranjeiras), Moura Tapajós (Galiléia II) Corina Batista (Aleixo) e Crisólita Torres (Colônia Oliveira Machado). E após a entrega do Caic José Carlos Mestrinho (Alvorada II), os próximos são: Alberto Carreira (Compensa I), Alexandre Montoril (Petrópolis), Paulo Xerez (Novo Israel), Gilson Moreira (Conjunto Mundo Novo), José Contente (Jorge Teixeira) e Rubim de Sá (Campos Elíseos).

Serviços

Os CAICs oferecem serviços de saúde para crianças e adolescentes de 0 a 13 anos com atendimento ambulatorial, consultas e serviços que visam o tratamento e a prevenção de doenças, e o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Em oito anos, os CAICs já realizaram mais de 4 milhões de atendimentos.

As crianças e adolescentes têm acesso a consultas pediátricas e assistência em enfermagem, psicologia, serviço social e odontologia. Cada unidade está preparada para receber crianças desde os primeiros dias de vida, para os quais são oferecidos: teste do pezinho, nebulização, reidratação oral, exames laboratoriais, medicação, educação em saúde e imunização, com a oferta de todas as vacinas do calendário básico nacional. O atendimento é feito por ordem de chegada.

Na área de Odontologia, os CAICs oferecem consultas de prevenção e tratamento dentário, além do programa “Bebê Dente”, por meio do qual são atendidas crianças a partir dos seis meses de idade. Os pais recebem orientações e palestras sobre como acompanhar o desenvolvimento da dentição de seus filhos.

Os CAICs também contam com a participação do projeto de humanização do governo, os “Amigos da Saúde”, coordenador pelo Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH). O serviço inclui uma brinquedoteca, com brinquedos lúdicos e educativos, livros, TV, DVD e monitoramento de pedagogas. Além do trabalho de humanização, a unidade esta inserida no Complexo Regulador – SISREG – que objetiva otimizar a marcação de consultas e exames. Os CAICs funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h30.

Em todas as unidades, o atendimento procura integrar as crianças aos programas educativos e lúdicos, realizados antes das consultas e nos intervalos entre o atendimento médico e a realização de procedimentos como aplicação de medicamentos e vacinas.

Demais atendimentos

Dos seis hospitais da Rede Estadual de Saúde, dois são destinados ao atendimento à criança: Instituto da Criança do Amazonas (ICAM), na Rua Codajás (bairro Cachoeirinha) e Hospital Infantil Dr. Fajardo (Centro).

Entre os pronto-socorros, o Estado dispõe de três unidades infantis: na Zona Sul (Rua Codajás – Cachoeirinha), na Zona Leste (Joãozinho – Alameda Cosme Ferreira – São José) e na Zona Oeste (Avenida Brasil – Compensa). Além dos oito SPAs e cinco maternidades.

Por orientação do governador Eduardo Braga, a SUSAM e o CDH realizam em parceria os programas de humanização do atendimento aos usuários do Sistema Estadual de Saúde. As ações já foram implantadas nas principais unidades de urgência e policlínicas e abrangem a rede de CAICs, além de todos os hospitais, pronto-socorros e maternidades que se encontram em construção, reforma ou ampliação.