Saúde Mental: Atividades artísticas mudam rotina de pacientes psiquiátricos

Saúde Mental:
Atividades artísticas mudam rotina de pacientes psiquiátricos em Manaus

Teatro, cinema, gastronomia, concurso de redação, fotografia, blog, etc. É desta maneira que a Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), por meio do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro está incrementando a vida dos pacientes daquela unidade. Até o final do ano, uma série de atividades artísticas estão previstas no calendário da instituição que culmina com a participação dos usuários do CPER no “Festival de 4 Minutos” com previsão para acontecer em novembro.

Nesta semana, os pacientes prestigiaram o monólogo “Lalau Ataca” encenado pela atriz Rosa Malagueta. A apresentação faz parte do projeto “Arte no CPER” sob a coordenação da atriz, Koia Refkalefsky que tem o intuito de despertar o interesse do paciente para o teatro, cinema e fotografia. “O primeiro passo é promover ao usuário acesso a essas vertentes culturais, mas o intuito é despertar o interesse para que nas oficinas que vamos promover, eles sejam atores de sua própria arte, como nos vídeos de quatro minutos que serão produzidos por eles e apresentados num grande festival”, argumentou Refkalfsky.

Enquanto alguns usuários se envolvem no mundo das artes, é com a gastronomia que Ivanira Soares, 44 anos e Francisca Silva, 49, ocupam parte do tempo. Elas fazem parte de um grupo de 12 pacientes que estão no projeto “Leseira Baré” liderado pela psicologa Rosangela Aufiero que prevê a geração de trabalho, renda e a inserção dos pacientes na sociedade.

No final do ano passado, a turma foi qualificada pelo Senai e hoje, comercializa salgados e sucos nas dependências da unidade. “Em todas as nossas atividades estamos promovendo o que chamamos de economia solidária que propõe uma relação com o trabalho baseada na satisfação pessoal. Dentro desta lógica, as pessoas não são excluídas do trabalho porque não atendem as expectativas do empregador”, justificou a psicologa.

“Trabalhei por muito tempo na feira. Pegava muito sol, vivia passando mal. Hoje me sinto mais tranquila e tenho meu trabalho como uma verdadeira terapia. Trabalho e me divirto. Só estamos precisando de algumas doações de ingredientes e encomendas”, contou Francisca informando o número de contato caso alguém se interesse em encomendar os quitutes que a equipe faz: 8176-9093.

Todas as ações, com atualização, sugestões e dúvidas sobre as atividades desenvolvidas pela equipe interdisciplinar do centro podem ser conferidos no www.loucossao.blogspot.com. O espaço também sugere o diálogo com a sociedade a respeito da saúde mental.

No blog está sendo divulgado o regulamento do concurso de frases e redação “Loucura É..” aberto a pessoas a partir dos 6 anos e que queiram externar sua opinião sobre a loucura. A inscrição vai até o dia 30 de setembro e o resultado será conhecido dia 10 de outubro, ocasião da “II Manhã em Saúde Mental” que ocorrerá no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, localizado Avenida Constantino Nery nº 4307 – bairro Flores.