Vice-governador do Amazonas inaugura novo CAIC com atendimento psicológico

O vice-governador do Amazonas, Omar Aziz, inaugurou na tarde da quinta-feira, dia 9 de julho, as novas instalações do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Doutor Moura Tapajóz e disse que o governo vai continuar investindo na humanização e modernização da rede estadual de saúde, que estão demandando recursos da ordem de mais de R$ 300 milhões.
Aziz lembrou, ainda, que somente com a reforma e ampliação e compra de equipamentos daquela unidade foram investidos cerca de R$ 800 mil. “Até o final deste ano, a rede de CAIC’s, formada por 12 centros, vai ser entregue à população totalmente reestruturada, contando, a partir de agora, com atendimento psicossocial e ludoteca para melhor atender as crianças de 0 a 13 anos da zona Norte da cidade”, informou.
Localizado na Avenida Samaúma s/n bairro Monte das Oliveiras – conjunto Galiléia II, o centro oferece, ainda, serviços de saúde para crianças e adolescentes e o apoio do programa “Amigos da Saúde”, responsáveis pelo acolhimento dos pacientes e seus familiares e por manter os pequenos entretidos na brinquedoteca, enquanto aguardam o atendimento.

“Humanizar é transformar atendimento em acolhimento”, argumenta o secretário estadual de Saúde, Agnaldo Costa, destacando que a unidade esta inserida no Sistema de Regulação – SISREG – que visa a otimizar a marcação de consultas e exames.
O Centro oferece atendimento ambulatorial, com consultas e serviços que buscam a prevenção e a cura de doenças, bem como o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Nos últimos oito anos, o CAIC atendeu quase 500 mil crianças.
Na unidade, as crianças e adolescentes contam com consultas pediátricas e assistência em enfermagem, psicologia, serviço social e odontologia. A unidade está preparada para receber crianças desde os primeiros dias de vida. Lá, são oferecidos: teste do pezinho, nebulização, reidratação oral, exames laboratoriais, medicação, educação em saúde e imunização, com a oferta de todas as vacinas do calendário básico nacional.
Na área de Odontologia, o CAIC oferece consultas de prevenção e tratamento dentário, além de manter o programa “Bebê Dente”, por meio do qual são atendidas crianças a partir dos seis meses de idade. Os pais recebem orientações e palestras sobre como acompanhar o desenvolvimento da dentição de seus filhos.
O CAIC funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h30. O CAIC Moura Tapajóz, assim como os demais, não realiza procedimentos de urgência e emergência.
Os CAICs Edson Melo (Zumbi I), Afrânio Soares (Bairro Parque das Laranjeiras) já foram entregues. Os próximos são: CAIC Corina Batista (Aleixo), Crisólita Torres (Colônia Oliveira Machado), seguido do José Carlos Mestrinho (Alvorada II).

Programas de humanização

Por orientação do governador Eduardo Braga, a Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM) e o Conselho de Desenvolvimento Humano estão coordenando em parceria os programas de humanização do atendimento aos usuários do Sistema Estadual de Saúde.
As ações já tiveram início nas principais unidades de urgência e policlínicas e abrangem a rede de CAICs, composta por 12 unidades, e todos os hospitais, pronto-socorros, maternidades e hospitais que se encontram em construção, reforma ou ampliação.
Além dos consultórios e salas de atendimento, os ambientes de circulação do Moura Tapajóz, incluindo duas recepções, ganharam cores vivas e grandes painéis que visam entreter e integrar as crianças aos programas educativos e lúdicos, realizados antes das consultas e nos intervalos entre o atendimento médico e a realização de procedimentos como aplicação de medicamentos e vacinas.

Quem foi Moura Tapajoz

O doutor Raymundo Moura Tapajoz nasceu em Manaus no dia 26 de dezembro de 1915, filho de Virgílio Tapajoz e Theotonilia Moura Tapajoz. Aos 8 anos de idade perdeu o pai. Menino pobre, passou momentos difíceis na infância e adolescência, com a mãe e 4 irmãos . Estudou nos Grupos Escolares Ribeiro da Cunha e Barão do Rio Branco.
O segundo grau foi feito no Ginásio Amazonense Pedro II, onde aos 15 anos completou o curso. Por esse tempo já havia definido a sua vocação: queria ser médico. Ao terminar o segundo grau conseguiu uma passagem na terceira classe do navio Almirante Jaceguay, fez o vestibular e ingressou na Faculdade de Medicina do Pará aos 17 anos, onde cursou os dois primeiros anos, transferindo-se para a Faculdade de Recife.
Em 1938, aos 23 anos, concluiu o curso. Fez a pós graduação no Hospital Oswaldo Cruz, em Recife, especializando-se em tuberculose pela Fundação Otávio Freitas, transferindo-se em seguida para o Rio de Janeiro, onde fez o curso de radiologia no Hospital dos Acidentados da então capital federal.
De volta à Manaus e auxiliado por uma equipe, realizou o sonho de fundar o Dispensário Cardoso Fontes, onde atuou como Diretor e Médico, de 1940 a 1964, como voluntário, sem receber qualquer tipo de pagamento. Trabalhou como médico do Serviço de Socorro de Urgência do Estado entre 1943 e 1962. Em 1950, sempre assessorado por sua equipe, fundou o Sanatório Adriano Jorge, hoje Hospital Adriano Jorge, onde foi chefe de clínica e médico durante dez anos.
Trabalhou como médico do Banco do Brasil e Chefiou a Clínica da Sociedade Beneficente Portuguesa de 1951 a 1984. Foi médico também da Assembléia Legislativa do Estado, na década de 1970. Em 1982 foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito do Governo do Estado do Amazonas e em 1997 recebeu a Medalha de Ouro do Mérito Rui Araújo, conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas. Naquele mesmo ano recebeu outra honraria do Estado do Amazonas: o título de Vulto Estadual. Em março de 2001 foi empossado na Academia Amazonense de Medicina, como Membro Emérito.
Aos 82 anos parou de exercer a profissão, fechando as portas do consultório que manteve durante 50 anos na rua Lobo D’Almada. Faleceu no dia 21 de abril de 2005.