HEMOAM convoca doadores para regularizar estoque de plaquetas

O estoque de plaquetas da Fundação HEMOAM, banco de sangue público do Amazonas, está em estado crítico. Por conta disso, o hemocentro convoca doadores a comparecerem a sua sede, na avenida Constantino Nery (ao lado do Vivaldão) ou posto de coleta, na Maternidade Ana Braga (zona Leste).
O chefe do departamento do Ciclo do Sangue, Lasmar Roberto, ressalta que um dos motivos da baixa do estoque é a redução do número de doadores motivada pelo perído de férias escolares. “Durante as férias, tanto de meio quanto, de final de ano, há sempre redução dos estoques de sangue, que é primeiramente sentido nas plaquetas, hemocomponente que dura apenas 5 dias.” disse Lasmar.
As plaquetas são fracionadas (separadas por meio de técnica especializada) do sangue total, ou seja, da doação de uma bolsa de sangue. São os fragmentos de células que participam do processo de coagulação.
Qualquer pessoa entre 18 e 65 anos pode doar sangue no HEMOAM, desde que esteja com boa saúde e tenha 50 quilos ou mais. Devem ainda portar documento de identidade e estarem bem alimentados.
LOCAIS DE DOAÇÃO DE SANGUE:
Sede do HEMOAM
Avenida Constantino Nery, 4397, Chapada (Ao lado do Vivaldão)
Dias e Horário: de segunda a sábado, das 7h30 às 18 horas.
Posto de Coleta da Maternidade Ana Braga
Alameda Cosme Ferreira, São José I (em frente ao Shopping São José)
Dias e Horário: de segunda à sexta, das 8h às 17 horas.