Pronto Socorro João Lucio ganha novas instalações

As novas instalações do Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, foram inauguradas pelo governador Eduardo Braga com a presença de várias autoridades, entre elas o Secretário de Estado da Saúde, Agnaldo Costa, o diretor do hospital, Joaquim Barros Neto e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Diariamente são atendidos, em média, 680 pacientes na unidade de saúde que já prestou, nos últimos dez anos, assistência a 1.875.284 pessoas.
Na ocasião, foi assinado o Pacto Pela Redução da Mortalidade Infantil, entre o governador e os prefeitos dos 12 municípios prioritários no Amazonas (Manaus, Boca do Acre, Borba, Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tapauá e Tefé). Segundo Temporão, ao todo, o Estado receberá R$ 9,3 milhões para as ações do pacto este ano.

Referência em Urgência e Emergência

A unidade, referência para urgência e emergência de alta complexidade foi ampliada e modernizada, dobrando a capacidade de atendimento em setores essenciais como UTI, Centro Cirúrgico, Politrauma e Neurologia, além de ter recebido 75 novos leitos e serviços avançados de diagnóstico e tratamento, como um equipamento de Hemodinâmica. Em obras e equipamentos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 22 milhões.

Todos os ambientes dos três andares do João Lúcio foram reformados e humanizados. O térreo e o primeiro andar foram expandidos, com a construção de duas recepções para urgências clínicas e cirúrgicas. Os dois ambientes são climatizados, oferecem senhas informatizadas de acesso e acomodação para mais de 100 pacientes e acompanhantes. Novos consultórios para o primeiro atendimento médico, psicológico e social foram construídos na recepção clínica, facilitando o acesso do usuário a medicação e exames iniciais. A área administrativa, no primeiro andar, recebeu modernas ilhas de trabalho, um auditório e uma biblioteca.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que antes contava com 11 leitos, foi ampliada em mais de 100% e agora oferece 30 leitos para os pacientes em estado grave ou submetidos a procedimentos cirúrgicos que exigem acompanhamento intensivo. Duas novas salas foram criadas no Centro Cirúrgico, que agora conta com seis leitos para procedimentos simultâneos. Os outros leitos de um total de 75 implantados a partir da reforma estão distribuídos na Recuperação Pós-Anestésica (4), nas novas enfermarias de Clínica Cirúrgica (12) e de Clínica Médica (24), na Reanimação (1), no Politrauma (6) e Neurologia (7). Com a nova configuração, o João Lúcio passa a contar com 210 leitos.

Os ambientes de recepção e circulação receberam a instalação de painéis que visam conforto visual e acolhimento do usuário. O projeto segue o padrão das unidades de saúde recém-inauguradas pelo Governo do Estado e atendem a orientação do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), que coordena as ações de humanização nas unidades ambulatoriais e hospitalares da rede estadual de saúde, por meio de programas como o “Amigos da Saúde” para promoção de orientação, informação e acolhimento aos usuários e seus familiares.

Atendendo à política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, dispõe de um espaço de convivência idealizado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano do Amazonas (CDH), sob a orientação de sua presidente, Sandra Braga.
O Centro de Convivência promove condições para que a sociedade seja acolhida desde a porta de entrada até o atendimento médico que necessita. Por lá, a população conta com um serviço de lanchonete 24h, bem como de atividades de integração e leitura, além dos espaços dedicados aos parceiros da ONG Mamãe Margarida e do Grupo de Apoio às Crianças Portadoras de Doenças do Sangue, Raio de Sol.

Para dar suporte à ampliação do João Lúcio, o Governo do Estado reforçou o quadro de pessoal e promoveu capacitação focada na qualidade e humanização do atendimento. Foram contratados 147 servidores aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM), elevando para 772 o total de funcionários que atuam na unidade, onde também prestam serviços 12 cooperativas médicas e de enfermagem de áreas especializadas.

A ampliação e modernização do Pronto Socorro João Lúcio faz parte do programa de reestruturação da rede de saúde, do qual fazem parte atualmente mais de 30 unidades, algumas das quais já inauguradas. Somente em Manaus 16 unidades estão em obras e outras 12 se encontram em fase de projeto. Entre as obras já em construção estão 10 CAICs, a Policlínica Centro, o Complexo 28 de Agosto, o Instituto da Criança do Amazonas, o SPA Coroado, a maternidade Balbina Mestrinho e o Pronto-Socorro Platão Araújo. A reforma da Central de Medicamentos do Amazonas e a construção de cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de um novo SPA na zona Norte estão em fase de projeto.

Assessoria de Comunicação Susam