Policlínica da Codajás implanta programa pioneiro de incentivo à leitura
Esperar e aproveitar!. É desta maneira que desde o início da semana, os usuários da Policlínica Codajás têm uma opção interessante enquanto aguardam atendimento. Agora, eles contam com um novo canal de leitura e entretenimento na unidade de saúde: quatro revistarias implantadas nas salas de espera da instituição. A iniciativa, pioneira, é resultado de uma parceria entre a Policlínica e o Programa “Navegando e Lendo”, cujo objetivo é incentivar o hábito da leitura entre os usuários da unidade. A iniciativa renderá à instituição o diploma “Eu Incentivo a Leitura”, concedido pelo Programa “Navegando e Lendo”, criado há dois anos, em princípio para difusão da leitura em embarcações.
O “pai da criança” e coordenador do programa, Jorge Klein, explica que percebeu um grande desinteresse das pessoas pela leitura e decidiu criar o projeto com o compromisso de tentar mudar tal realidade. “Nosso objetivo é incentivar as pessoas a desenvolver o hábito pela leitura, o que deve ser despertado dentro de casa”, orienta acrescentando que o programa já é desenvolvido em 16 embarcações e agora em uma unidade de saúde. “Queremos expandir a idéia por todo Amazonas”, deseja.
A torcida pelo sucesso do programa vai da diretora da instituição aos pacientes. Como Ronaldo Tavares, de 33 anos. “O conteúdo da revista é, na maioria das vezes, melhor que a TV, que quase a gente não consegue entender. Além disso, o projeto é uma forma de aproveitar melhor o tempo de espera pelo atendimento”, argumenta, sugerindo a maior disposição de conteúdo de saúde.
A idéia de aproveitar melhor o tempo ocioso é também compartilhada por Marilde Fernandes, 47. “Agora, temos alguma coisa pra fazer enquanto esperamos”, afirma.
A diretora da instituição, Joselita Nobre, enaltece a importância do projeto e torce pelo sucesso do desenvolvimento do hábito de leitura na unidade de saúde. “Aqui as pessoas tem um tempo livre, que é o tempo em que aguardam pelo atendimento, agora elas poderão utilizar este tempo para ler e adquirir conhecimento”.
FUNCIONAMENTO SIMPLES
A revistaria consiste em uma caixa na qual são armazenadas as revistas e dispostas nos principais pontos de atendimento da unidade de saúde: setor de marcação de consultas, laboratório, fisioterapia e CTR (Centro de Triagem Resolutiva). Para renovar o material disponível, a Policlínica está mobilizando os servidores a colaborarem com doações de revistas.
A coordenadora do projeto “Amigos da Saúde”, na Policlínica Codajás, Vera Lúcia Pereira, também esta “na fila” dos que torcem pelo projeto na saúde e conclama a sociedade a participar. “Quem tiver livros e revistas em bom estado de conservação e desejar colaborar, podem entregá-los na assessoria de comunicação da Policlínica”, sugere.
A Policlínica Codajás esta localizada no bairro Cachoeirinha, zona Sul. Telefone de contato: 3612-4477.