Complexo regulador já esta em funcionamento.

O Governo do Amazonas colocou em funcionamento, em caráter experimental, nesta terça-feira (02) o Complexo Regulador do Amazonas. O novo sistema deverá organizar a oferta de exames e consultas especializados em Manaus. O sistema ficará funcionando experimentalmente para que sejam efetuados os ajustes necessários para que o sistema entre em funcionamento pleno.

O complexo regulador deverá organizar a oferta de exames e consultas especializadas, estabelecendo competências, fluxos e responsabilidades e facilitando o acesso da população a todos os níveis de atenção em saúde. O sistema será totalmente informatizado e permitirá a marcação de exames e consultas imediatamente após a solicitação ou encaminhamento. Todas as unidades de saúde da rede estadual e municipal estarão integradas ao sistema, através da rede mundial de computadores.

O secretário de estado da saúde, Agnaldo Costa, explica que na prática o complexo beneficiará os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que não precisarão mais se deslocar até a unidade de referência para solicitar o atendimento. “Todo o agendamento será informatizado e poderá ser feito na unidade de saúde mais próxima do usuário, Possíveis desajustes podem ocorrer, por isso estamos em caráter experimental de 90 dias ate o final desse tempo esperamos equacionar todas as distorções e o usuário ganhara um sistema racional e de fácil acesso”, informa.

Para implantar o Complexo Regulador foram investidos cerca de 7 milhões de reais, oriundos do Ministério da Saúde, Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Manaus. O recurso foi destinado à montagem da infra-estrutura necessária para o funcionamento do sistema, incluindo espaço físico, equipamentos e capacitação de recursos humanos.