GRIPE A – Caso suspeito é descartado no Amazonas
O Comitê Estadual de Enfrentamento da Influenza A (H1N1) recebeu na manhã desta sexta-feira o resultado dos exames realizados na amostra colhida do paciente amazonense com suspeita de ter contraído o vírus da gripe suína, após viagem ao exterior. O resultado é negativo para Influenza A (H1N1). Os exames foram realizados pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), laboratório de referência nacional para a região Norte. Com o descarte, o Amazonas permanece sem nenhum caso confirmado da doença. Até o momento seis pessoas foram monitoradas após retornarem de viagem ao México e aos Estados Unidos, com sintomas de gripe. Todos foram liberados, após acompanhamento clínico e exames laboratoriais.
De acordo com o presidente do Comitê Estadual, Evandro Melo, o Estado continua monitorando a entrada de passageiros no aeroporto internacional Eduardo Gomes e nos portos da capital, além de ter estendido as ações de controle para a área de fronteira com a Colômbia e o Peru. Ele destaca que o vírus A (H1N1) tem alta transmissibilidade e grande velocidade de deslocamento mundial e que no Amazonas, é prioridade prevenir a entrada e retardar a circulação do vírus, especialmente em Manaus, que recebe vários vôos nacionais e internacionais.
Apesar do risco, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda restrição às viagens internacionais e orienta os viajantes procedentes de países afetados que procurem atendimento médico ao apresentarem sintomatologia compatível com a Influenza A(H1N1), até 10 dias após o retorno desses locais.
O Comitê Estadual reitera a necessidade de a população evitar tomar medicamentos por conta própria, pois a automedicação pode mascarar ou atenuar sintomas, além de provocar resistência ao medicamento específico para influenza. Se as pessoas sentirem alguns dos sintomas, devem procurar um serviço de saúde imediatamente.
_____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br