Estado vai contratar profissionais para monitorar gripe
A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT/AM) abriu processo seletivo, em caráter emergencial, para contratação de 52 profissionais que serão convocados de imediato. De acordo com o Diretor Presidente da unidade de saúde, em exercício, Silas Guedes, os cargos foram criados para monitorar a nova gripe (H1N1) no Estado, onde ainda não houve nenhum caso confirmado da doença.
Serão três vagas para enfermeiro, três profissionais que trabalharão como farmacêutico-químico, dois assistentes sociais, um farmacêutico, 35 técnicos de enfermagem e oito técnicos laboratoriais. O edital ainda assinala a contratação de dois técnicos de enfermagem portadores de deficiência física.
Os salários variam de R$ 1.300 a R$ 3.560 e o período mínimo de contrato é de seis meses, podendo ser prorrogado conforme a necessidade. A seleção dos candidatos será feita por uma comissão da própria FMT/AM e contarão critérios como especialização, mestrado e doutorado.
Como a seleção é em caráter emergencial, o período de inscrição começa nesta quarta-feira (20) e vai somente até a próxima sexta-feira (22). O candidato deve preencher a ficha disponibilizada no site https://www.fmt.am.gov.br e entregar na Avenida Pedro Teixeira, 25, bairro D. Pedro. A taxa do processo seletivo será isenta.
O Diretor Presidente da FMT/AM, em exercício, diz ainda que todos os convocados passarão por um treinamento rígido e detalhado no sentido de aprender a lidar com a nova gripe. “Faremos simulações em que os profissionais aprenderão a tratar de um doente e quais medicamentos devem ser ministrados se tivermos casos diagnosticados aqui no Amazonas”, assinala Silas Guedes.
Riscos
Questionado se o Amazonas está entre as principais zonas de risco da nova gripe, Silas Guedes explica que o Brasil inteiro está em alerta e o fato de a FMT/AM criar cargos exatamente para monitorar a nova gripe não significa que a situação seja preocupante. Entretanto, ele atenta para o fato de o Estado estar mais próximo a países onde existam casos.
“Todos os estados estão se precavendo. O Amazonas já registrou alguns suspeitos, mas nenhum deles apresentou a nova gripe. Porém, estamos muito mais perto do México, Estados Unidos e de outros países da América do Sul que têm doentes. Precisamos estar atentos” analisa.
Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 2127-3403.
Saiba Mais- O número de casos registrados da nova gripe pelo mundo subiu de 8.829 a 9.830 em 24 horas, com 79 mortes, segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) desta terça-feira (19). A doença atinge 40 países, segundo a OMS. O México tem 3.648 casos confirmados em laboratório, com 72 mortes. Os EUA têm 5.123 casos, com 4 mortes.
Mais informações à imprensa:
3651 7126 / 3651 8568 / 8113 9219