Estado realiza campanha de combate às hepatites virais

O Programa Estadual das Hepatites Virais da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizam entre os dias 18 e 23 de maio uma campanha de mobilização em comemoração ao Dia Internacional das Hepatites Virais, comemorado em 19 de maio. Serão visitadas 11 escolas da rede pública estadual e municipal onde serão realizadas ações de educação em saúde, exames para diagnóstico da doença e vacinação.

O objetivo da campanha é alertar a população sobre as formas de prevenção das hepatites virais, em especial às hepatites do tipo B e C. Além disso, a campanha também pretende aumentar os índices de vacinação contra a doença, uma vez que a vacina é oferecida gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um método 100% seguro na prevenção da doença.

Serão realizadas palestras com profissionais da área de Educação em Saúde da FVS, que orientarão os jovens e adolescentes sobre a gravidade da doença e principalmente sobre as formas de prevenção. “A doença pode ser transmitida através da relação sexual desprotegida ou pelo uso de materiais de manicure contaminados e grande parte das pessoas desconhece isso”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais, Ana Rute.

Segundo a coordenadora as ações serão desenvolvidas nas escolas porque os jovens e adolescentes serão conscientizados e também funcionarão como agentes multiplicadores das informações junto às suas famílias e grupos de amigos. “Nós conseguimos atingir um número maior de pessoas lembrando que a prevenção é sempre o melhor remédio”, disse.

A programação prevê também a imunização dos alunos que não apresentarem a caderneta de vacinação comprovando que já tomaram as três doses da vacina, ou aqueles que estiverem com o calendário incompleto. “A vacina é ministrada em três doses e somente após a aplicação dessas três doses a pessoa estará protegida contra a doença”, explica a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI). Izabel Nascimento.

Ela explica ainda que a primeira dose da vacina deve ser aplicada nas primeiras 24 horas de vida, a segunda dose deve ser aplicada 30 dias depois e a terceira aos seis meses de vida. “As pessoas que não fizeram esse processo estão suscetíveis à contaminação pelo vírus e precisam ser vacinadas”, explica.

Também serão realizados gratuitamente os exames para detecção da doença. “Os casos identificados como positivos serão encaminhados para tratamento nas unidades de saúde da rede pública”, explica Ana Ruth. Ela alerta que as hepatites do tipo B e C merecem atenção especial porque ambas podem evoluir para doenças mais graves como a cirrose hepática e o câncer de fígado.

Segundo a coordenadora, no Amazonas a hepatite B atinge cerca de 15% da população e cerca de 3% da população está infectada pelo vírus do tipo C. A hepatite é uma inflamação do fígado se caracterizando como uma doença silenciosa e algumas vezes assintomática.

Sábado – Encerrando a programação será realizada uma mobilização na Praça da Polícia, no próximo sábado 23, das 8 às 13h, equipes de saúde estarão realizando as ações de educação em saúde e exames de detecção da doença para a população em geral. “Nós iremos utilizar o espaço do Palacete Imperial para levar informação e conhecimento sobre a hepatite, buscando diminuir o número de casos da doença no estado”, explica Ana Ruth.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327