Eduardo Ribeiro promove manhã cultural para os pacientes

O Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro promove neste domingo (17) uma programação cultural para os pacientes da unidade, familiares e público em geral. O evento denominado de Manhã em saúde mental será realizado para marcar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado em todo país em 18 de maio. A programação que será aberta às 8h inclui a apresentação de peças teatrais, bazar de artesanato e exposição de quadros pintados pelos próprios pacientes.

A programação será realizada na área externa do Centro Psiquiátrico e segundo a psicóloga Rosangela Aufiero, o objetivo é mostrar para a sociedade em geral que os usuários do centro psiquiátrico têm alto poder criativo. “Nós queremos promover a inserção social dos pacientes e vamos buscar isso através das artes”, destaca.

Dentro da programação está prevista uma exposição de pinturas produzidas pelos usuários entre os anos de 1980 e 2000. “São desenhos feitos pelos pacientes, durante as oficinas terapêuticas, que mostram a visão que o paciente tem do mundo e também de sua própria existência”, informa.

Um bazar de artesanato, com material produzido pelos pacientes, como bolsas, bibelôs e sandálias, além de mudas de plantas frutíferas, como mangueiras e jambeiros, serão expostos e colocados à venda por preços simbólicos. “O dinheiro arrecadado com essas vendas é investido na continuidade dos trabalhos com a compra de material para a confecção de novos produtos”, explica a psicóloga.

A diretora e atriz Ednelza Sahdo estará participando da programação apresentando uma peça teatral encenada pelos alunos do Centro Cultural Cláudio Santoro. “Nós queremos que os pacientes apresentem sua arte e também queremos que eles possam apreciar um pouco de arte”, destaca Aufiero.

____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br