AM é o primeiro a atingir meta de vacinação

O Estado do Amazonas foi o primeiro do país a alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – vacinar no mínimo 80% da população idosa – durante a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a influenza. Mesmo enfrentando uma das maiores enchentes da história, o Estado superou a meta de vacinação na última sexta-feira com a imunização de 153.305 idosos, o que representa 81,10% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Em Manaus, 95.090 idosos foram vacinados, o que representa 102% da população.

Segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, o sucesso da campanha no estado é resultado do compromisso das Secretarias Municipais de Saúde, responsáveis pela execução da campanha e dos vacinadores que se esforçaram para alcançar os idosos, principalmente nas áreas rurais, onde o acesso é mais difícil. “Estamos superando os problemas da enchente, e estamos garantindo que todos os idosos recebam a vacina e fiquem protegidos contra a gripe”, destaca.

Izabel informa que mesmo já tendo alcançado a meta mínima os vacinadores continuarão trabalhando para chegar aos 100% em todo o estado. A campanha de vacinação foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 29 de maio, em todo o país, prazo para que todos os estados alcancem a meta mínima. “Como nós já alcançamos essa meta iremos continuar trabalhando para chegar aos 100%”, afirma.

Este ano a campanha tem como tema “Deixe a gripe na saudade e marque um encontro com os amigos” e o objetivo do Ministério da Saúde é reduzir, na população com idade acima de 60 anos a mortalidade e as internações causadas pela gripe e contribuir com a prevenção de doenças que interferem no desenvolvimento das atividades rotineiras dos idosos.

____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br