Amazonas fortalece política de humanização

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promove entre os dias 7 e 8 de maio o I Curso de Formação de Apoiadores para a Política de Humanização no Amazonas. O evento reúne profissionais da área de saúde das esferas estadual e municipal e tem o objetivo de fortalecer as ações de humanização do atendimento oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

O evento é realizado em parceria com o Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional da Política de Humanização da Atenção e Gestão e com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Deverão ser capacitados 35 profissionais da área de saúde, abrangendo tanto os que atuam no atendimento direto aos usuários quanto os que trabalham nos setores administrativos das unidades de saúde e unidades gestoras.

Criada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) foi formulada a partir das experiências bem sucedidas do SUS. A política é baseada na autonomia da gestão e estabelece a criação de vínculos solidários, a construção de redes de cooperação e a participação coletiva no processo de gestão.

O curso é composto de cinco módulos, com 160 horas de aulas no total. O curso faz parte do Plano de Formação da Política para a Região Norte e do Projeto de Formação para o Estado do Amazonas, que está divido em três fases. A primeira foi a realização de Oficinas de Sensibilização ocorridas em maio e junho de 2008, a segunda será o I Curso de Formação de Apoiadores para a Política de Humanização no Amazonas e a terceira será a Formação em Rede, que tem como objetivo atingir o maior número de trabalhadores com potencialidade para intervir e produzir mudanças nos modelos de atenção e gestão à saúde no Estado.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327