Braga e Lula inauguram SPA em Manaus

O governador Eduardo Braga, acompanhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inaugura nesta segunda-feira (27) o Serviço de Pronto Atendimento da Colônia Antônio Aleixo. A unidade, voltada para atendimento de urgência de baixa e média complexidade foi construída ao lado do Hospital e Maternidade Chapot Prévost, que também foi reformado e ampliado para atender com mais qualidade e conforto a comunidade do bairro. Nas duas unidades, o Governo do Amazonas investiu R$ 4,7 milhões.

O SPA foi reivindicado pela comunidade da Colônia Antônio Aleixo à primeira dama e presidente do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), Sandra Braga, que acolheu o pedido e orientou a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) a viabilizar o projeto. A unidade vai garantir que agora sejam atendidos na própria comunidade os casos de urgência que não exigem grandes intervenções, mas que necessitam de assistência imediata. A unidade está preparada para atender casos como dores, pequenos cortes, queimaduras, ferimentos, mordidas de animais, drenagem de abscesso (pequenos tumores), quedas, furadas de prego, unhas encravadas, diarréias, vômitos e febres.

O SPA vai funcionar 24 horas, inclusive em fins de semana e feriado. Dentre os principais ambientes da unidade estão quatro consultórios médicos, 12 leitos para internações rápidas (até 48 horas), salão de espera com 42 lugares e salas de emergência, gesso, inalação, curativos, drenagem, triagem, higienização e medicação.

As equipes médicas serão compostas por seis plantonistas das áreas de clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia.

O prédio do Hospital e Maternidade Chapot Prevost, que funciona na Colônia Antônio Aleixo desde 1966, também ganhou novas instalações, contanto cm um total de 47 leitos.

Todos os ambientes da área hospitalar foram modernizados e a unidade foi ampliada. O Hospital conta agora com seis enfermarias (eram apenas três), onde estão distribuídos 28 leitos para internação de adultos e crianças. No ambulatório serão oferecidas consultas e serviços de prevenção à saúde, com consultórios de ginecologia, clínica médica, pediatria e odontologia, além de exames de raio X, laboratório e vacinas.

Na maternidade, que antes só era preparada para partos normais, foram construídas duas salas para parto normal e um centro cirúrgico para partos cesáreos. Agora são 15 leitos para internação e mais quatro de pré-parto.

O Chapot Prévost foi criado como hospital de isolamento, em 1950. Funcionava na rua Cláudio Mesquita, no bairro de São Geraldo e atendia pacientes com doenças infecto-contagiosas como sarampo, raiva, febre tifóide e tuberculose, para as quais não havia imunização. A transferência da unidade para o bairro Colônia Antônio Aleixo aconteceu em 1966. A partir dos anos 90, o Hospital passou a receber também pacientes terminais de câncer, fora de possibilidade terapêutica e, a partir de 2002 passou a dar suporte para internação de pacientes de unidades como o Pronto-Socorro 28 de Agosto e João Lúcio.

A incorporação dos serviços de maternidade também ocorreu na década de 90, quando o hospital criou 12 leitos de maternidade e passou a receber grávidas apenas com indicação de parto normal, uma vez que não contava com obstetras de plantão.

______________________________________

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br