Vacinação contra a gripe começa dia 25

“Deixe a gripe na saudade e marque um encontro com os amigos”. Este é o slogan da 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Influenza, que terá início no próximo dia 25 de abril em todo o país. No Amazonas devem ser vacinados 151.223 idosos, alcançando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar 80% da população do estado com idade superior a 60 anos.

O dia 25 será marcado pela mobilização em todo o estado e no restante do país, com postos de vacinação em todas as unidades de saúde e com os postos volantes em pontos estratégicos, facilitando o acesso da população. A campanha se prolonga até o dia 8 de maio, período em que a vacina estará disponível nas unidades de saúde para garantir que todos os idosos sejam imunizados.

O objetivo principal da campanha é reduzir, na população com idade acima de 60 anos a mortalidade e as internações causadas pela gripe. Além disso, a campanha visa contribuir com a prevenção de doenças que interferem no desenvolvimento das atividades rotineiras dos idosos.

No Amazonas a campanha está sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), através da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Para execução da campanha a Susam conta com parceria das Secretarias Municipais de Saúde, Forças Armadas e Organizações Não Governamentais.

Segundo a coordenadora estadual PNI, Izabel Nascimento, o Ministério da Saúde enviou 343.300 doses da vacina para a campanha no estado. Ela informa ainda que as vacinas já estão sendo distribuídas para os municípios do interior do estado. “Dos 61 municípios do interior, 43 já estão com a vacina”, garantiu.

Mobilização – A campanha será aberta às 8h do dia 25 de abril, e os postos de vacinação funcionarão até às 17h. A vacina estará disponível para os idosos nas 67 Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas 160 Unidades Básicas do Programa Saúde da Família (UBSF), nos três Centros de Atenção Integral à Melhor idade (Caimi’s). Além dos postos fixos, escolas e estabelecimentos comerciais funcionarão como postos alternativos, para facilitar o acesso da população idosa à vacina.

No interior do estado a vacina será disponibilizada nos centros municipais de saúde. Equipes volantes também estarão visitando as comunidades de difícil acesso. Um total de 6 mil técnicos estará trabalhando na campanha em todo o estado.

O Ministério da Saúde estabelece como meta que 80% da população com mais de 60 anos seja vacinada contra a gripe. “O ideal é vacinarmos 189 mil idosos, ou seja 100% dessa população”, destaca Izabel Nascimento. Dados da Susam mostram que na campanha do ano passado mais de 158 mil idosos foram vacinados correspondendo a 94,2% da população idosa.

Gripe – A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas graves e complicadas. O vírus causador da influenza é muito instável e de grande mutabilidade, levando a necessidade da vacinação anual. Para criação da vacina são realizadas pesquisas anuais, através das quais são identificadas as cepas circulantes do vírus, o que determina a elaboração de uma vacina eficaz.

Os sintomas mais comuns da gripe são a febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal estar. A doença pode evoluir para formas mais graves como a pneumonia. Os sintomas da gripe podem ser confundidos com os do resfriado, causados por outros vírus e cujos sintomas são mais fracos e de curta duração.

Todas as vacinas do calendário básico serão oferecidas

Os idosos que não estiverem com o calendário básico de vacinação em dia também poderão fazer a atualização. Além da vacina contra a gripe também serão oferecidas as vacinas contra difteria e tétano para os que ainda não tomaram as três doses indicadas ou que necessitam de reforço.

A campanha também prevê a imunização de idosos hospitalizados ou que residem nos abrigos, que receberão a vacina contra o pneumococo, agente causador da pneumonia bacteriana. A vacina será ministrada apenas nos idosos que não tenham sido vacinados nos últimos cinco anos, e, ainda, contra a febre amarela, caso residam em áreas de risco epidemiológico.

O Ministério da Saúde determina que todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais devem ser vacinados contra o vírus influenza, mesmo os que já tenham sido vacinados nos anos anteriores.

Segundo dados do Ministério a vacina reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e entre 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos que residem em abrigos, pode reduzir o risco de pneumonia em, aproximadamente, 60% e o risco global de hospitalização e morte entre 50% e 68%.

Locais de Vacinação
Em Manaus
 Em Todas as Unidades de Saúde estaduais
 Nas Unidades Básicas de Saúde da Família