Municipios devem reduzir mortalidade infantil

A meta do Governo do Estado de reduzir em 10% o índice de mortalidade infantil em 2009 e em 2010 deve ser cumprida pelos 62 municípios amazonenses, garantindo, de forma homogênea, melhor qualidade de vida para crianças menores de 1 ano e queda no número de mortes nesta faixa etária. A recomendação foi feita na manhã desta quarta-feira (25), pelo secretário de Estado da Saúde, Agnaldo Costa, durante abertura do evento “Promovendo a Saúde no Amazonas para o Futuro”, que reúne secretários municipais de saúde e técnicos do setor. O encontro acontece até a próxima sexta-feira (27), no auditório da Escola de Ciências da Saúde da UEA, em Manaus.

Agnaldo Costa recomendou aos secretários que somem esforços para atingir a meta de redução da mortalidade infantil e também as relacionadas ao aumento da cobertura vacinal e combate à dengue e à malária. Todas elas estão consolidadas no Pacto Amazonas para o Futuro, elaborado pelo Governo do Estado e assinado pelos prefeitos municipais. O documento desdobra metas nacionais e estabelece limites mais ousados para a redução da mortalidade infantil no Amazonas. No Brasil, a queda no número de mortes de crianças de até 1 ano deve ser de 5%. No Estado, a meta foi dobrada – 10% em 2009 e mais 10% em 2010, o que significa não ultrapassar 10 mortes por mil nascidos vivos neste ano e registra, no máximo, 16 mortes por mil nascidos vivos no próximo ano.

Ainda de acordo com o Pacto os municípios deverão ampliar e manter em 95% a cobertura vacinal das crianças de até 1 ano para prevenir Hepatite B, Poliomelite, Febre Amarela e Rotavírus. A meta também inclui as vacinas Tetravalente e Tríplice Viral. deve atingir no mínimo 95% e ser mantida neste patamar. Em adultos, a cobertura vacinal para febre amarela deve atingir 95% das pessoas não vacinadas nos últimos 10 anos.

Em relação a doenças endêmicas, a malária deve sofrer redução de 40% em 2009 e de 30% em 2010. Para dengue as metas são queda de 30% em 2009 e de 50% em 2010.
Responsabilidades – Além do Plano Operativo para atingir as metas do Pacto, serão discutidos durante o encontro assuntos relativos à gestão em saúde e parcerias que viabilizem melhorias nos serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde no interior. “As prefeituras precisam conhecer claramente o que cabe ao gestor municipal e melhorar os investimentos e a gestão da saúde”, destaca Radija Lopes, diretora do Planejamento da Susam, setor responsável pela coordenação do evento em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde.

O encontro conta com o apoio o Ministério da Saúde e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems). Segundo André Luiz Bonifácio, que representou o Ministério da Saúde durante a solenidade de abertura, o trabalho realizado no Amazonas demonstra o interesse do Estados e das Prefeituras na busca de soluções para melhoria dos indicadores de saúde por meio de articulação intersetorial o que, segundo ele, representa uma alternativa de fortalecimento do SUS.

O encontro com os secretários vai até sexta-feira, quando os prefeitos amazonenses assinam o Termo de Compromisso que valida o plano de ações para o alcance das metas estabelecidas para a Saúde no Estado.

Secretario garante investimentos

O secretario de Governo, José Melo, garantiu durante a abertura do encontro de secretários municipais, que o Governo do Amazonas vai manter todos os investimentos em Saúde previstos para 2009. Segundo ele, o Estado está preparado para dar continuidade às ações previstas, como a reforma ou construção de mais de 10 hospitais, incluindo os de Borba, Silves, Jutaí, Santa Izabel do Rio Negro e Pauiní. O secretário garantiu que até o próximo ano a rede de saúde no interior estará reorganizada e reestruturada, com instalações e equipamentos de ponta.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327