Susam recebe secretarios municipais

O secretario de Estadual de Saúde, Agnaldo Costa, abre nesta QUARTA-FEIRA (25), às 9 HORAS, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA, o evento “Promovendo a Saúde no Amazonas para o Futuro: Encontro de Gestores de Saúde”. O encontro é voltado para os secretários de saúde dos 62 municípios amazonenses. Durante três dias de programação serão apresentadas aos gestores informações que visam facilitar o exercício da gestão e estabelecer parcerias para a co-gestão da saúde pelo Governo do Estado e Prefeituras Municipais.

O evento é organizado pela Susam, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e com o apoio do Ministério da Saúde e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems).

Uma das atividades do Encontro é a elaboração de um plano operativo para alcançar as metas estabelecidas no Pacto Amazonas para o Futuro, firmado entre o Governo do Amazonas e as Prefeituras municipais em janeiro deste ano. Três áreas da saúde estão contempladas no plano: redução da mortalidade infantil, ampliação da cobertura vacinal, e combate às doenças endêmicas. O Termo de Compromisso relativo ao Plano Operativo será assinado pelos prefeitos no último dia do evento.

Durante a reunião também serão tratados assuntos como financiamento, responsabilidades da esfera municipal e descentralização das ações de saúde. Ainda haverá o lançamento de duas cartilhas relacionadas à gestão da saúde e à vigilância em saúde.

9 h – Abertura
9h30 – O SUS, contexto atual e a Amazônia – Antônio Carlos Nardi, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Conasems
11h – Monitoramento e Avaliação – André Bonifácio, Ministério da Saúde
14h – Controle Público – Luiz Bolzan, Ministério da Saúde