Casos de dengue têm redução de 93%

Os casos de dengue registrados em Manaus sofreram queda de 93,7% nos meses de janeiro e fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros dois meses de 2008, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) registrou 2.877 casos da doença, enquanto em 2009 os registros caíram para 181. A redução se deve, de acordo com o secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, ao forte esquema de combate à doença executado desde novembro do ano passado, por meio da Operação Impacto II. As ações são coordenadas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus e contam com a parceria do Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e organizações da indústria, comércio e construção civil.

Balanço dos primeiros 35 dias de realização da segunda fase da Operação, apresentado na manhã desta sexta-feira, mostra que entre os dias 26 de janeiro e 27 de fevereiro foram identificados quase 450 mil depósitos de água propícios ao desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue. Destes, 183 mil foram eliminados e 263 mil sofreram tratamento anti-larvário. Os depósitos estavam em 173 mil residências, pontos comerciais e terrenos visitados por militares e agentes de saúde em todas as zonas geográficas de Manaus. Durante o mesmo período, os agentes aplicaram fumacê em área correspondente a 183 mil imóveis, com maior concentração nos distritos Norte e Oeste. O trabalho foi executado com prioridade em 27 bairros, onde o risco de transmissão da doença era maior.

O diretor presidente da FVS, Evandro Melo, explicou que o monitoramento da dengue vem sendo feito a cada dois meses por meio de indicadores como a ocorrência semanal de casos, a identificação do sorotipo circulante, a presença de larvas do Aedes aegypti nos imóveis, e o grau de suscetibilidade da população aos diferentes sorotipos da dengue. “Com base nessas informações, detectamos antecipadamente situações de risco e direcionamos as ações para as regiões geográficas de maior vulnerabilidade”.

De acordo com o diretor, um novo levantamento dos indicadores já está sendo realizado, para subsidiar o redirecionamento das ações para os próximos dois meses. A segunda fase da Operação Impacto II deve ser concluída no final de abril. Até lá, a meta é visitar 303 mil imóveis e dar continuidade às ações que complementam o combate direto ao vetor. Entre essas ações estão a visita domiciliar para esclarecimento sobre a doença, recolhimento de lixo e entulhos, distribuição de material informativo para todos os pontos comerciais de Manaus, distribuição de folders e cartazes nas escolas estaduais e monitoramento de empreendimentos em construção.

O diretor técnico da FVS, Bernardino Albuquerque, destacou que dados referentes ao registro de caso apontam o Dom Pedro com o bairro com maior incidência da dengue, apesar de não atingir a faixa de alto risco padronizada pelo Ministério da Saúde. Nos demais bairros, a incidência é baixa. Em relação a presença de mosquitos e a suscetibilidade dos moradores a contrair a doença, a Zona Leste é a que mais preocupa. “Temos muito mosquito e poucas pessoas adoeceram, portanto, não foram imunizadas”, explicou. Nos Pontos Estratégicos (borracharias e ferros velhos, por exemplo), 99% dos depósitos de água continham larvas do Aedes.

Participam diretamente da Operação Impacto II cerca de 430 agentes de endemias, militares e agentes de educação em saúde, além das equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que incluíram na rotina o trabalho de prevenção à dengue.

Amazonas tem o menor número de casos de dengue no Norte

O Amazonas é o estado da região Norte com o menor número de casos de dengue, de acordo com balanço apresentado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira. No total, foram registrados, nos dois primeiros meses do ano, 438 casos da doença, dos quais 364 confirmados. Os casos estão distribuídos em apenas cinco municípios: Manaus (181), Parintins (130), Coari (37), Barcelos (16) e Codajás (7). Nos demais não há registro da doença, conforme o Sistema Nacional de Notificação de Agravos (Sinan).

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) está dando suporte ao planejamento das ações de controle em todos os municípios com registro de casos de dengue. “A situação está sob controle e as prefeituras estão trabalhando para evitar o aumento da doença”. Além dos municípios, a Fundação enviou equipes para prestar assessoria técnica aos estados vizinhos do Acre e Rondônia que notificaram somente entre janeiro e fevereiro, 5.562 e 1305 casos da doença, respectivamente.

Números da Operação Impacto II – Manaus

Casos registrados (janeiro e fevereiro)
– Em 2008 – 2.877
– Em 2009 – 181