146 mil depósitos de risco foram eliminados

Quase 140 mil imóveis, distribuídos em 27 bairros das quatro zonas geográficas da capital, foram visitados desde o início da segunda fase da Operação Impacto II contra a Dengue, iniciada em janeiro pelo Governo do Estado, Prefeitura de Manaus e Forças Armadas. As visitas foram feitas por 485 agentes de endemias e militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, além do Corpo de Bombeiros. As equipes identificaram 209 mil depósitos com acúmulo de água, propícios ao desenvolvimento de larvas. Do total de criadouros encontrados, 146 mil foram eliminados e 62 mil foram tratados. Em quase sete mil imóveis mapeados para a visita, os agentes não puderam entrar, por recusa dos moradores.

De acordo com técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde, os principais criadouros encontrados pelos agentes nesta etapa da Operação foram garrafas, copos descartáveis, plásticos, tampinhas e latas jogados em lixeiras abertas e nos quintais, sucatas e entulhos de construção. Nos bairros onde o abastecimento de água é precário, foi encontrada uma grande quantidade de tonéis, tambores, barris e potes usados para guardar a água de uso doméstico. O diretor presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Evandro Melo, disse que, ao mesmo tempo, os agentes notaram maior cuidado da população em manter as caixas d´água tampadas e em evitar acúmulo de água em pequenos recipientes como vasos e bebedouros.

O secretário estadual de Saúde, Agnaldo Costa, informa que as visitas casa a casa vão continuar até o final de abril, quando será encerrada esta etapa da Operação. Até lá serão inspecionados 315 mil imóveis localizados nos bairros que apresentam índice de infestação predial superior a 1% (um imóvel com criadouro de dengue em 100 imóveis visitados). “Cerca de 80% desses imóveis são residências e por este motivo pedimos mais uma vez à população que abra sua casa para os agentes e militares”.

Além das visitas domiciliares, equipes da FVS e da Secretaria Municipal de Saúde estão aplicando fumacê em áreas de risco. Também estão sendo realizadas mobilizações para educação em saúde e limpeza urbana. Todas as ações tem a parceria de órgãos da indústria, comércio e construção civil.

Segundo o secretário, as ações de controle da dengue em Manaus estão sendo consideradas modelo para o restante do país. “Tivemos uma redução de 95% dos casos de dengue em relação ao ano passado”, aponta. Dados da FVS mostram que até o início desta semana foram registrados apenas 57 casos da doença na capital, sendo dois de febre hemorrágica. Em janeiro de 2008 a Fundação registrou mais de mil casos.

Agnaldo Costa informou que o Amazonas acaba de mandar dois técnicos para os estados do Acre e Rondônia, onde estão ocorrendo epidemias. “Eles discutirão com os gestores locais planos de contenção da dengue. Corremos risco de por causa da proximidade”.

Participação do Exército garantiu
visita a mais de 50 mil imóveis

O Exército Brasileiro, por meio da 12ª Região Militar, garantiu a visita a 58 mil imóveis durante a segunda fase da Operação Impacto. Na manhã desta sexta-feira (20), o General-de-Divisão, Marco Aurélio Costa Vieira, comandante da 12ª Região Militar, divulgou os dados relativos aos primeiros 30 dias de trabalho dos cerca de 200 militares que participam da Operação. As equipes militares conseguiram eliminar 50 mil depósitos de água parada e trataram outros 20 mil. Até o momento o Exército atingiu 33% do total de imóveis que serão visitados pelos militares até o final de abril, quando será encerrada esta etapa da Operação.

O general Marco Aurélio disse que as equipes têm sido bem recebidas pela população e que o trabalho de eliminação de focos está contribuindo para a redução dos casos da doença registrados pela FVS. “Lembramos que a participação da população é essencial para a continuidade do trabalho e que as pessoas podem ficar tranqüilas e abrir as portas para aos agentes e militares”, ressaltou.

O secretário municipal de saúde, Francisco Deodato, também destacou a participação popular no controle da dengue e a integração das áreas de saúde, limpeza pública, educação e meio ambiente para o sucesso das ações.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327