Prosad abre inscrições para jovens
O Programa Saúde do Adolescente (Prosad) da Policlínica Codajás abriu período de inscrição para novos usuários, cujo público alvo é a população na faixa etária de 13 a 24 anos. Por meio do Programa, jovens e adolescentes recebem orientações e acompanhamento médico (clínico, ginecológico e psicológico), além de participar de ações educativas em grupo. A inscrição encerra dia 13 de março na unidade de saúde, na rua Codajás, 26, Cachoeirinha.
Em 2008, 529 novos usuários foram inscritos no Prosad, 14% a mais que o número de 2007, quando 464 jovens e adolescentes efetuaram inscrição no Programa, conforme a coordenadora Magali Menezes. “Ano passado tivemos um total de 10,8 mil atendimentos e a meta é manter essa média em 2009”, disse, acrescentando que a missão do projeto é a ação preventiva. “O programa tem como proposta a promoção e orientação ao adolescente, pois é nessa fase que poderão acontecer distúrbios que poderão perdurar pelo restante de sua vida”, completou.
Funcionamento – Os adolescentes recebem orientações e informações educativas através de ações grupais com apresentações de filmes, atividades lúdicas e dinâmicas, voltadas para os temas: crescimento e desenvolvimento, sexualidade, DSTs e AIDS, drogas, gravidez precoce, aborto, violência, dentre outros. Eles são acompanhados por profissionais das diversas áreas da saúde como médicos, psicólogos, enfermeiros, pedagogos, técnicos de enfermagem e um agente administrativo.
Uma vez por semana os adolescentes participam de atividades educativas e cada mês ocorre reunião com os com pais ou responsáveis pelos participantes do Programa, a fim de permitir aos mesmos conhecimento mais amplo sobre as experiências na adolescência e esclarecer dúvidas recorrentes no dia-a-dia dos jovens.
Além disso, são desenvolvidas atividades culturais e de lazer para adolescentes que freqüentam o programa. Os jovens são levados a teatros, passeios, visitas, passeatas, balneários e ação global, por meio da iniciativa chamada Extra-Prosad.
“O Prosad é uma escola para toda a vida e isso conta muito no nosso desenvolvimento. Aqui ganhei uma família”, declarou a estudante Sansuray Brandão, 19, que conheceu o programa por meio de uma amiga e hoje é também uma adolescente-multiplicadora.
Inscrição – Os documentos exigidos para inscrição são xerox da certidão de nascimento ou RG, comprovante escolar, cartão de vacina e uma foto. Menores de idade só podem efetuar inscrição na presença do responsável, orienta a coordenadora.
__________________________________________________________
Assessoria de Comunicação – Policlínica Codajás
Contatos: (92) 99643063 / 3612-4477 (fone/fax)
comunicacao@policodajas.am.gov.br